Associação Brasileira de Horticultura | Quinta-feira, 23 de Outubro de 2014  
 
 
 
 


Categoria:
SAÚDE & NUTRIÇÃO » Dia a Dia na Horta

Procedimentos diários, relacionados à horta, estimularão o hábito de observar e deduzir o que esta acontecendo com a horta. São eles:

1- Cor: o amarelecimento ou a presença de manchas nas folhas podem indicar problemas nas plantas, é preciso estar atento para curá-las a tempo.

2- Solo: deve manter cheiro agradável. Terra com mau cheiro é terra doente e gera desequilíbrio nas plantas. Já a presença de cogumelos (fungos) pode indicar excesso de umidade.

3- Folhas: quando se percebe logo que estão sendo atacadas por alguma praga, o combate fica fácil. (confira, na seção dicas verdes, desta edição)

4- Ervas daninhas: (chamadas de daninhas por serem plantas que surgem sem serem cultivadas, roubando nutrientes do solo necessários ao crescimento de nossas hortaliças). Pelo menos uma vez por semana devem se retirar, com toda raiz, aquelas que nasceram entre as hortaliças.

5- Plantas amigas e inimigas:
Algumas ervas medicinais (como erva doce) têm o dom de atrair insetos para si, sem serem prejudicadas, como ocorreria com as hortaliças. Outras, pelo cheiro (menta, por exemplo), espantam os insetos que seriam pragas na horta. Também algumas flores têm este papel. O gerânio, pelo cheiro, repele muitas pragas. Já a érica, atrai insetos. Pode-se, por exemplo, cultivar estas duas flores num canteiro central da horta. E, em torno da horta, plantar as ervas medicinais. O livro traz um capítulo inteiro dedicado a elas.


Fonte: Cultivando Vida

Indique para um amigo  Imprimir  Enviar comentário 

Voltar para a página anterior
Associação Brasileira de Horticultura 1999-2012. Todos os direitos reservados.