Associação Brasileira de Horticultura | Terça-feira, 16 de Janeiro de 2018  
 
 
 
 



Categoria:
PLANTIO » Capim-Limão ou Erva-Cidreira

Nome Científico: Cymbopogon citratus Stapf., Cymbopogon flexuosus Stapf.

Planta aromática perene, de clima tropical da família Gramineae, conhecida popularmente como erva-cidreira, contém em suas folhas cerca de 0,3% de óleo essencial, cujo componente principal é o citral, com 70 a 80%. Na medicina popular, utiliza-se o chá das folhas como calmante. O citral é empregado em perfumaria e indústria de alimentos, e como matéria-prima para síntese de iononas, uma das quais, a beta-ionona, é ponto de partida para a síntese da vitamina A sintética.

Cultivares: as próprias espécies botânicas.

Época de plantio: setembro a dezembro (época chuvosa).

Espaçamento: 1,0 a 1,2 m x 0,5 a 0,6 m.

Mudas necessárias: 13.000 a 20.000/ha.

Controle da erosão: cultura em nível. O capim-limão pode ser usado em faixas de retenção ou para consolidação de terraços.

Calagem e adubação: corrigir a acidez do solo elevando o índice de saturação por bases a 40%. Aplicar no plantio 10 kg/ha de N e, dependendo da análise de solo, 30 a 60 kg/ha de P2O5 e 30 a 60 kg/ha de K2O. Decorridos 30 dias do plantio, aplicar 60 kg/ha de N em cobertura. Repetir a aplicação de N e K2O após cada cone. Aproveitar a massa destilada e curtida para incorporá-la ao solo.

Outros tratos culturais: capinas.

Controle de pragas e doenças: eventualmente, controle biológico das cigarrinhas das gramíneas. Têm sido reportado em algumas propriedades a ocorrência de plantas doenças com suspeita de infestação por Fusarium, embora ainda em pequenas áreas.

Colheita: 3 cortes/ano. A espécie C. flexuosus deverá ser colhida antes do florescimento. Quando cultivado com sistema de irrigação o número de cortes por ano aumenta sensivelmente, podendo ser feito a cada 40 dias nos meses mais quentes do ano.

Produtividade normal: 80 a 120 kg/ha por ano de óleo essencial.

Rotação: leguminosas ou outra espécie não gramínea.

Observação: renovar a cultura após 3 ou 4 anos.


















Data de Publicação: 14/04/2006   Fonte: Instituto Agronômico - IAC

Indique para um amigo  Imprimir  Enviar comentário 

Voltar para a página anterior
Associação Brasileira de Horticultura 1999-2012. Todos os direitos reservados.