Associação Brasileira de Horticultura | Quarta-feira, 17 de Janeiro de 2018  
 
 
 
 



Categoria:
PLANTIO » Cuidados no Cultivo do Morango

  
  
Você sabia que o futo do morango não é a parte que comemos?

Botanicamente, o fruto são as sementes amarelas ou pretas localizadas na superfície da parte vermelha. Para produzir essa delícia natural, os cuidados variam desde a preparação do canteiro até a colocação de base de plástico para evitar o contato da fruta com a terra. Descubra na companhia do Chef Luiz Cintra como é uma plantação no interior de São Paulo.
"Para quem ainda não conhece o cultivo dos morangos é um passeio bem interessante, a região tem um clima excelente e é de fácil acesso, o visitante pode ir pela Rodovia dos Bandeirantes ou pela Anhanguera, e chega-se em menos de 50 minutos a partir da Capital.

O morango direto do produtor é completamente diferente dos morangos oferecidos nos supermercados, talvez por serem colhidos na hora e no ponto certo, firmes, perfumados e saborosos, incomparáveis.

Na propriedade de Mario Ferrari, experimentei duas qualidades diferentes da fruta, o Oso grande e o Sweet Charles, o primeiro maior, um pouco mais claro, de textura firme porém com um sabor menos acentuado, o Oso é o morango mais facilmente encontrado nos mercados. O Sweet Charles é campeão, pequenos e arredondados, de um vermelho intenso e com um sabor marcante, levemente adocicados dispensando a adição de açúcar.

O cultivo é interessante, pois os morangos são delicados e não devem ficar em contato com a terra, o produtor faz o canteiro, cobre com um plástico escuro com furinhos onde são colocadas as sementes, quando crescidos os morangos ficam apoiados sobre o plástico como proteção. São colhidos à mão, selecionados por tamanho e arrumados em caixas ou cestas. O excesso de produção é congelado para venda pós-safra que é destinada à produção de sucos e geléias."


Data de Publicação: 08/11/2006   Fonte: Redação Terra

Indique para um amigo  Imprimir  Enviar comentário 

Voltar para a página anterior
Associação Brasileira de Horticultura 1999-2012. Todos os direitos reservados.