Associação Brasileira de Horticultura | Quarta-feira, 17 de Janeiro de 2018  
 
 
 
 



Categoria:
SAÚDE & NUTRIÇÃO » Acredite: a Vagem é Capaz de Garantir Boa Visão, Saúde da Pele e Estimular Funções Intestinais

A vagem é uma planta originária das Américas e que foi levada para a Europa e Ásia após a chegada dos colonizadores europeus por aqui. No resto do mundo, a sua cultura se espalhou rapidamente. A vagem também conhecida como feijão-de-vagem, é uma variedade do feijão comum que é cultivada e consumida como hortaliça.

É um alimento rico em proteínas, vitaminas como: A, B1, B2 e C, além de sais minerais como cálcio, fósforo, ferro,potássio e sódio. Também é rica em fibras. Estes nutrientes garantem à vagem, a capacidade de garantir uma boa visão, a saúde da pele, estimular as funções intestinais e agir como antioxidante devido à vitamina C, diminuindo a ação dos radicais livres sobre as células e combatendo os processos infecciosos.

As espécies mais conhecidas de vagem são: vagem-manteiga, vagem comum, vagem-de-metro. Quando é de boa qualidade, a vagem é tenra e quebradiça e de cor brilhante. Caso esteja murcha ou com manchas escuras, não compre. A vagem fresca cede à pressão da unha, não é mole ,nem escura nas pontas. A vagem já cozida deve ser guardada na geladeira em recipiente tampado.

Seu melhor período para consumo é entre os meses de outubro e janeiro. O plantio pode ser feito durante todo o ano, em regiões de clima mais quente, como o encontrado na maior parte do território nacional. Já nas regiões mais frias, como a região Sul, parte do Sudeste e Centro-Oeste, o plantio deve ser feito de setembro a janeiro, quando as temperaturas são mais amenas e quentes, o que favorece melhor o cultivo da vagem.



Data de Publicação: 04/07/2007   Fonte: Bem Star - Por Marco de Cardoso

Indique para um amigo  Imprimir  Enviar comentário 

Voltar para a página anterior
Associação Brasileira de Horticultura 1999-2012. Todos os direitos reservados.