Associação Brasileira de Horticultura | Sexta-feira, 18 de Agosto de 2017  
 
 
 
 



Simpósio Sul-Brasileiro de Olericultura

Prezados congressistas,

No ano de 2016, dez professores de diversas áreas do curso de Agronomia da Universidade Estadual de Maringá, idealizaram um projeto com a finalidade de auxiliar pequenos e médios produtores da região de abrangência da UEM. Deste projeto intitulado "Programa de Apoio ao Pequeno Produtor Rural de Horticultura", financiado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, nasce o grupo Estudos Avançados em Horticultura. Este grupo de estudos realiza várias ações com finalidade de desenvolver e implementar a horticultura na região noroeste do PR, ao mesmo tempo em que propicia estudo e treinamento aos participantes. Dentre essas ações surge a iniciativa da organização e realização do Simpósio Sul-brasileiro de Olericultura.

O Estado do Paraná destaca-se no cenário da horticultura brasileira como um importante produtor de hortaliças, representando a inclusão social, oportunidade de emprego e renda para enorme contingente de pequenos produtores paranaenses. As hortaliças têm-se mostrado como o segmento agrícola de maior crescimento nos últimos anos, tanto em consumo quanto na área produzida, somado a isso, a preocupação com qualidade de vida e segurança alimentar tem levado a população brasileira a aumentar o consumo desses vegetais.

Desta forma, para 2017, o município de Maringá,PR coloca-se como sede do Simpósio Sul-Brasileiro de Olericultura, que será realizado pela Universidade Estadual de Maringá - UEM, em parceria com entidades oficiais e privadas, proporcionando aos participantes uma rica troca de informações bem como o conhecimento da realidade hortícola regional e nacional, em um evento de alta qualidade.

A cidade de Maringá está preparada para acolhê-los e proporcioná-los uma agradável estadia. Convidamo-los a conhecer nossa jovem e agradável cidade; vivenciar a qualidade de vida que o nosso solo, clima e povo, por meio da agricultura, têm nos proporcionado; a desfrutar da qualidade da nossa rede hoteleira, da variada gastronomia, dos pontos turísticos, das opções de lazer. Experimente uma caminhada por nossas ruas e parques; conheça o comércio local, nossa Feira do Produtor e as nossas ATIs – academias ao ar livre; e, principalmente, desfrute da hospitalidade dos maringaenses.

A integração e a parceria que ocorrem em eventos desta natureza são de fundamental importância para o desenvolvimento e progresso da ciência e da tecnologia, tendo neste caso, proporcionado intercâmbios proveitosos e de alta significância para o universo da Olericultura, além da geração de parcerias de grande impacto e lançamentos de novas tecnologias.

A Comissão Organizadora visa proporcionar um evento que valorize a qualidade das discussões e apresente opções e desafios às instituições científicas e acadêmicas, aos agentes promotores e de fomento do Estado e aos segmentos privados das cadeias de mercado envolvidos. Deste modo, buscar-se-á uma maior integração entre estes atores, para que, juntos, possam contribuir na definição de objetivos e metas de futuras políticas públicas. Além disso, serão enfatizadas a pesquisa e a pós-graduação em Olericultura, abrindo-se um espaço especial nestes segmentos.

• Acesse o link para mais inofrmações: www.dag.uem.br/eahorti/simposio-sulbrasileiro-de-olericultura

Comissão Organizadora do Simpósio Sul-Brasileiro de Olericultura
Data de Publicação: 26/05/2017   

Indique para um amigo  Imprimir

Voltar para a página anterior
Associação Brasileira de Horticultura 1999-2012. Todos os direitos reservados.