Associação Brasileira de Horticultura | Sexta-feira, 19 de Janeiro de 2018  
 
 
 
 



Categoria:
ABH INFORMA » Balanço ABH 2007

Prezados associados,


A diretoria da ABH brinda com todos os associados a chegada do novo ano e que ele seja o prenúncio de dias melhores com menos agressão à natureza, redução das desigualdades sociais e de paz e harmonia.

Pedimos a sua atenção para apresentar um balanço resumido das realizações e atividades desenvolvidas em 2007. Nossa intenção é compartilhar e comemorar com todos vocês as nossas realizações e conquistas.

Neste ano, a diretoria deu continuidade ao compromisso assumido de promover e difundir a olericultura e seus ramos afins nas diferentes regiões do país e no âmbito internacional.

Houve notável avanço em direção à efetiva integração da ABH com associações congêneres ibero-americanas. Nesse sentido, a ABH prestou homenagem à olericultura de quatro países da América do Sul – Colômbia, Argentina, Uruguai e Chile – dedicando-lhes as capas dos quatro volumes do número 25 da revista Horticultura Brasileira.

Ainda no primeiro semestre, a ABH, juntamente com a Embrapa Hortaliças, Universidad Nacional de Colômbia (UNAL – Sede Palmira) e o Instituto Colombiano para el Desarrollo de la Ciencia y la Tecnología (COLCIENCIAS), realizaram o I Curso Internacional de Sementes de Hortaliças. Esse evento teve mais de 100 participantes inscritos de diversos departamentos (Estados) colombianos.

A ABH participou ativamente do 3º Congresso Panamericano de Incentivo ao Consumo de Frutas e Hortaliças (3º CPICF&H) realizado em Montevidéu, Uruguai. Naquela oportunidade, o presidente da ABH, professor Paulo César Tavares de Melo, apresentou palestra sobre os avanços das iniciativas de estímulo ao consumo de hortaliças no Brasil. Deve ser destacado que o presidente da ABH foi designado como um dos membros da comissão científica do 4º CPICF&H que ocorrerá em agosto de 2008, em Santiago, Chile. Ficou ainda decidido, por iniciativa da ABH, que o Brasil poderá realizar o 5º CPICF&H em 2009. Para efetivar a candidatura do Brasil como sede desse importante evento, em outubro de 2007, a ABH e a Embrapa Hortaliças, promoveram uma reunião com a Coordenadoria de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde em Brasília-DF. Ficou definido que a comissão executiva do 5º CPICF&H será formada em fevereiro de 2008, em Brasília-DF, devendo contar com a participação de diversas entidades governamentais e do setor privado e com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPS) e da FAO. Nessa ocasião, será elaborado o projeto que embasará a candidatura do Brasil como sede do 5º CPICF&H em 2009.

Em setembro, houve a reunião dos países membros da International Society for Horticultural Science (ISHS), da América Latina, realizada em Florianópolis, SC. Participaram dessa reunião os presidentes das associações de ciências hortícolas do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai, Peru, Portugal e Espanha. Nessa reunião, o presidente da ABH, na qualidade de professor da ESALQ/USP, foi designado como membro da Comissão Científica do Congresso Mundial de Horticultura (IHC/ISHS) a ser realizado em 2010, em Lisboa, Portugal. Como resultado das tratativas com a ISHS, ficou definido que a ABH será uma das entidades co-realizadoras da International Vegetable

Conference (IVC 2008), que ocorrerá em Fortaleza, em outubro de 2008, com apoio da ISHS e da Embrapa Agroindústria Tropical.

No âmbito nacional, a ABH apoiou e teve ativa participação em diversas reuniões técnicas e em eventos promovidos por seus delegados estaduais conforme segue:

1)II Seminário de Hortaliças e Ambiente Protegido no Vale do Ribeira, APTA/Vale do Ribeira, Pariquera-açu, SP, 9 de maio de 2007;

2)I Fórum de Plantas Medicinais da Universidade Federal do Tocantins, UFT, 24 e 25 de maio de 2007;

3)2º Seminário de Agregação de Valor em Horticultura, APTA/Centro Leste, Ribeirão Preto, SP, 30 de agosto de 2007;

4)VII Curso Sobre Tecnologia de Produção de Sementes de Hortaliças, Embrapa Hortaliças – Brasília, DF – 29 a 31 de outubro de 2007;

5)VI Curso de Hortaliças Irrigadas no Nordeste Brasileiro, Embrapa Semi-Árido - Petrolina, PE – 11 a 13 de dezembro de 2007;

6)Reunião do Conselho Assessor Externo da Embrapa Hortaliças – Brasília, DF;

7)Reunião do Comitê Gestor do Programa de Produção Integrada da Batata, Pouso Alegre, MG;

8)Cerimônia de Entrega do Prêmio Mérito Fitossanitário 2006 – Instituto Agronômico (IAC), Campinas, SP;

9)Reuniões da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Hortaliças do MAPA, Brasília, DF;

10)Reuniões da Câmara Setorial Estadual da Cadeia Produtiva de Hortaliças, Alho e Cebola;

11)Reunião do Fórum Permanente para Adequação Fitossanitária – Embrapa Meio Ambiente – Jaguariúna – SP;

12)reunião ordinária do grupo temático de promoção dos produtos hortícolas da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Hortaliças. CEAGESP, São Paulo – SP.

Vale também ressaltar o esforço da atual diretoria para manter a ABH presente na mídia do país e do exterior. Para efetivar essa ação, foram proferidas palestras, publicados diversos artigos e concedidas entrevistas a jornais, revistas e redes de televisão, conforme segue:

1)Artigo sobre hortaliças subutilizadas publicado na revista Horticultura de España em outubro de 2007;

2)Artigos (04) sobre diferentes temas pertinentes ao agronegócio de hortaliças publicados na coluna ABH da revista Cultivar HF;

3)Entrevista publicada no Anuário Brasileiro de Agronegócio (Horticultura), edição especial da revista AgroBrasil (2007);

4)Entrevista à revista A Granja do Ano (Anuário 2007-2008);

5)Entrevista ao jornal Folha de São Paulo, Caderno Ilustrada, sobre o segmento de Tomate de Mesa;

6)Entrevista concedida pelo presidente da ABH, no Programa Dia-a-Dia Rural transmitido pelo Canal Terra Viva/Band, São Paulo, SP;

7)Entrevista concedida à Revista Inovação/UNIEMP sobre o mercado e avanços na tecnologia de produção de tomate de mesa;

8)Entrevista concedida à Revista HortiFruti Brasil (CEPEA/ESALQ) na edição especial sobre tomate de mesa;

9)Artigo publicado na Revista Visão Agrícola – ESALQ, sobre o agronegócio de hortaliças no Brasil;

10)Entrevista concedida à TV Globo/TV Grande Rio sobre o curso de produção de hortaliças irrigadas realizado em Petrolina, PE em dezembro de 2007 em parceria com a Embrapa Semi-Árido;

11)Entrevista concedida ao portal da ANDEF sobre o tema central do 47º Congresso Brasileiro de Horticultura – Hortaliças subutilizadas e negligenciadas;

12)O presidente da ABH proferiu 11 palestras em cursos, congressos, simpósios, reuniões técnicas e na Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Hortaliças/MAPA.

Ainda com relação às iniciativas de divulgação da ABH, foi concebido e editado novo folder da Associação em três idiomas (português, espanhol e inglês). Foi também concebido e editado um novo folder da revista Horticultura Brasileira, para sua divulgação de forma profissional entre as empresas do setor provedor de insumos, visando com essa iniciativa, facilitar a captação de patrocínios em suas capas.

A ABH participou do lançamento do livro “Sérgio Mário Regina: Muito Além da Semente”, realizado na EMATER-MG. Deve ser ainda mencionada, a participação do vice-presidente da ABH, professor Dimas Menezes, na apresentação do Programa Química da Vida, da BASF, em Petrolina, PE. Ainda no âmbito do apoio às iniciativas das empresas do setor de agroquímicos, através da ANDEF, o presidente da ABH foi designado como membro da Comissão Executiva do Prêmio Mérito Fitossanitário – 2007.

Registramos que, numa clara demonstração de apoio ao Grupo de Trabalho de Plantas Medicinais, a ABH afiliou-se à Federação Brasileira das Associações de Estudo das Plantas Medicinais (FEBRAPLAME), fundada em 2007, em São Paulo, SP.

Destacamos, com muita satisfação, duas ações que têm dado um grande dinamismo à nossa Associação. A primeira refere-se a atualização diária das notícias no site da Associação (www.abhorticultura.com.br) e da área restrita aos associados. Na área restrita, cada sócio pode, a qualquer momento, atualizar seu cadastro, verificar sua situação perante a Associação e emitir o boleto para pagamento da anuidade. A segunda ação implementada em 2007 foi à hospedagem da página do CBO no site da Associação. Essa ação pretende uniformizar o sistema de submissão de trabalhos nos CBO’s, melhorar o controle sobre aqueles que não são associados e reduzir as despesas anuais na realização do nosso maior evento técnico-científico.

A outra realização diz respeito à revista Horticultura Brasileira. Desde que assumimos a ABH, deixamos claro que a HB receberia prioridade absoluta por ser o nosso maior bem e que tudo seria feito para melhorar ainda mais o padrão de qualidade e prestígio que a HB alcançou. Por isso, não temos medido esforços para melhorar a infraestrutura da sede da revista. Aproveitamos a oportunidade para expressar nossos agradecimentos à chefia da Embrapa Hortaliças, Brasília, DF por ter cedido uma sala maior para a sede da revista em suas dependências. Como é do conhecimento dos associados, a HB, atualmente, é classificada como Qualis Nacional A pela CAPES e tem o 3º maior fator de impacto no SciElo. A aquisição de recursos modernos de informática efetivada ao longo do ano permitirá a implantação do sistema de submissão eletrônica de artigos em 2008. Com essa medida, esperamos diminuir o tempo de avaliação dos artigos, reduzir custos e facilitar o trabalho da comissão editorial. A partir de 2008, os esforços da comissão editorial estarão concentrados para que a HB seja classificada como A internacional. Dedicaremos todo o esforço necessário para lograrmos êxito nesse grande desafio. Para que isso se torne realidade, será imprescindível a participação efetiva de todos os associados.

Nessa etapa que se encerra, a diretoria da ABH agradece a colaboração dos delegados estaduais, dos coordenadores de Grupos de Trabalho, dos membros do Conselho Fiscal, da Comissão Editorial da revista HB, dos consultores ad hoc, dos nossos consultores informais e de todos os associados, ao mesmo tempo em que se desculpa por falhas eventuais.



A Diretoria

Data de Publicação: 07/02/2008   Fonte: ABH

Indique para um amigo  Imprimir  Enviar comentário 

Voltar para a página anterior
Associação Brasileira de Horticultura 1999-2012. Todos os direitos reservados.