Associação Brasileira de Horticultura | Sexta-feira, 19 de Janeiro de 2018  
 
 
 
 



Categoria:
ABH INFORMA » Pesquisador do Incaper Vence Prêmio Ecologia 2007

  
  
O pesquisador do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Jacimar Luis de Souza, foi o grande vencedor do Prêmio Ecologia 2007, na categoria “Pesquisa Científica” com o projeto “Seqüestro de carbono em solos agrícolas sob manejo orgânico para redução da emissão de Gases de Efeito Estufa”. Na sua equipe participaram os pesquisadores João Araújo, Luiz Prezotti e André Guarçoni, todos do Incaper.

Durante dez anos, o pesquisador coordenou os trabalhos da equipe do Incaper que estudou o potencial existente no sistema orgânico de produção agrícola para a reciclagem e seqüestro de carbono da atmosfera. “Conduzindo a agricultura neste modelo, foi possível manter no solo 2,36 toneladas de carbono por hectare/ano. Se esse desempenho for reproduzido em toda área agrícola do Brasil, que é de aproximadamente 57 milhões de hectares, o seqüestro de carbono chegaria a 135 milhões toneladas de carbono por ano, quantidade superior em dez vezes a emissão brasileira atual do gás na atmosfera”, destaca Jacimar.

A comparação do pesquisador é baseada no índice médio anual de 12,65 milhões toneladas/ano da emissão de carbono no Brasil, apresentado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP).

Segundo o presidente do Incaper, Enio Bergoli, a premiação do trabalho apresentado é mais uma conquista do instituto na geração de conhecimentos destinados ao enfrentamento de um tema contemporâneo, que é o aquecimento global. "Em 2007, nesse setor, o Incaper promoveu o Congresso Brasileiro de Agroecologia e consolidou as Unidades de Educação Ambiental, na Fazenda Jucuruaba, em Viana, e de Produção Animal Agroecológica, em Linhares. Além disso, conduzimos diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento com foco na produção de alimentos saudáveis, com proteção ao homem e ao meio-ambiente", completa Bergoli.

O Prêmio Ecologia é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e visa a destacar ações relevantes relacionadas ao meio ambiente para promoção do desenvolvimento sustentável no Espírito Santo. Na edição 2007, 284 trabalhos concorreram ao Prêmio nas categorias Pesquisa, Educacional, Empresarial, Jornalismo, ONGs, Fotografia e Experiência de Sucesso.

Data de Publicação: 19/02/2008   Fonte: Assessoria de Comunicação do Incaper

Indique para um amigo  Imprimir  Enviar comentário 

Voltar para a página anterior
Associação Brasileira de Horticultura 1999-2012. Todos os direitos reservados.