Associação Brasileira de Horticultura | Quarta-feira, 17 de Janeiro de 2018  
 
 
 
 



Categoria:
ABH INFORMA » O Adeus ao Grande Baluarte da Olericultura Nacional – Fernando Antonio Reis Filgueira

  
  
É com profundo pesar que comunicamos, o falecimento do ilustre Prof. Dr. Fernando Antonio Reis Filgueira, em Anápolis, GO na data de hoje, 20 de fevereiro de 2008. Filgueira, como gostava de ser chamado, nasceu em Recife/PE, em 17/11/1937 e formou-se em Agronomia em 1961 pela Universidade Estadual Rural de Minas Gerais, hoje Universidade Federal de Viçosa, MG. Dedicou os mais de 45 anos de vida profissional à olericultura, tendo sido extensionista, pesquisador e professor.

Em 1981 recebeu o título de sócio honorário da então Sociedade de Olericultura do Brasil (SOB), hoje Associação Brasileira de Horticultura (ABH), estando sempre presente nos Congressos Brasileiros de Olericultura (CBO’s). Ele mesmo considerava como sua maior realização, a publicação de seis livros com destaque para o Manual de Olericultura em suas várias edições atualizadas. Era professor aposentado da Universidade Federal de Uberlândia e atualmente estava licenciado da Universidade Estadual de Goiás, Campus de Ipameri-GO, onde atuava como professor de Olericultura. Em 2006, foi escolhido como Presidente de Honra do 46º Congresso Brasileiro de Olericultura (46º CBO), realizado em Goiânia, GO, e na abertura do evento foi homenageado pela Comissão Organizadora por suas inestimáveis contribuições à olericultura nacional. A sua ausência nos CBO’s, não temos dúvida, será muito sentida, mas o seu legado já faz parte da história de nossa associação. Os grandes mestres jamais serão esquecidos.

A diretoria da ABH, em nome de todos os seus associados, expressa sinceras condolências aos familiares do Prof. Dr. Fernando Antonio Reis Filgueira.

Data de Publicação: 21/02/2008   

Indique para um amigo  Imprimir  Enviar comentário 

Voltar para a página anterior
Associação Brasileira de Horticultura 1999-2012. Todos os direitos reservados.