Associação Brasileira de Horticultura | Terça-feira, 16 de Janeiro de 2018  
 
 
 
 



Categoria:
GERAL » Maringá Foi a Sede do 48º Congresso Brasileiro de Olericultura



No período de 27 de julho a 1º de agosto aconteceu em Maringá, PR, no Centro de Eventos Araucária, o 48° Congresso Brasileiro de Olericultura (48º CBO), evento promovido pela Associação Brasileira de Horticultura (ABH) e Universidade Estadual de Maringá (UEM). O presidente do 48º CBO foi o Prof. Dr. José Usan Torres Brandão Filho, do Departamento de Agronomia da UEM. O evento teve o apoio do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau (MRC&VB).  O tema central do 48º CBO ‘Hortaliças: esse é o nosso negócio’, pretendeu direcionar as discussões para uma abordagem do agronegócio das hortaliças, centrada na produção e na distribuição.

A abertura do Congresso contou com a participação dos reitores da UEM, Décio Sperandio, da Unicentro, Vitor Hugo Zanette, da Unioeste, Alcibíades Luiz Orlando, do diretor do Núcleo Regional da Secretaria de Agricultura, Renato Cardoso Machado, que representou o governador Roberto Requião e do presidente da Associação Brasileira de Horticultura (ABH), Prof. Dr. Paulo César Tavares de Melo, entre outras autoridades.

O presidente do evento, Prof. Dr. José Usan Torres Brandão Filho, abriu os trabalhos, dizendo que gostaria que o 48º CBO levasse à reflexão sobre a produção de alimentos para o mercado interno, "mesmo num momento em que a conjuntura do agronegócio gira em torno das culturas de exportação e da ênfase aos agrocombustíveis”. Ressaltou, no entanto, o papel relevante da olericultura como atividade geradora de empregos e de renda, especialmente para o segmento da olericultura familiar.

O reitor da UEM, Décio Sperandio, destacou que a escolha da Universidade Estadual de Maringá para a organização do evento "mostra a projeção da instituição e das equipes de pesquisa que atuam nela para o desenvolvimento da Horticultura não só no Paraná, mas em todo o País".

Paulo César Tavares de Melo, presidente da ABH, destacou em seu discurso a programação abrangente e diversificada do 48º CBO que além das hortaliças contempla também as plantas medicinais, aromáticas e condimentares. Em sua fala, o presidente da ABH fez alusão ainda a homenagem especial que a ABH e a Comissão Executiva do 48º CBO prestarão aos 100 Anos da Imigração Japonesa no Brasil em reconhecimento às inestimáveis contribuições de seus associados de origem nipônica em prol do desenvolvimento e progresso do agronegócio brasileiro de hortaliças.

Um dos pontos marcantes do 48º CBO foi a promoção, na quinta-feira (31/07), do Dia do Produtor do qual participaram, aproximadamente, 450 agricultores ligados ao setor familiar da produção de hortaliças. A palestra de abertura desse encontro foi proferida pelo engenheiro agrônomo Ednei Bueno do Nascimento, representando o Secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento do Paraná (SEAB). Em sua apresentação, Nascimento reconheceu a importância do setor olerícola para o agronegócio do Estado do Paraná, destacando que o setor de hortaliças ampliou a produção continuamente, elevando seu peso de 4,2% para 4,8% no Valor Bruto da Produção (VBP) rural durante a última década. O VBP da olericultura, que era de R$ 890 milhões na safra 1996/97, teve cresceu 76% em dez anos. Com um terço da renda oriundo da batata inglesa, movimentou R$ 1,57 bilhão na safra 2006/07, segundo estatísticas que acabam de ser divulgadas pelo Departamento de Economia Rural do Paraná, o DERAL. O setor olerícola paranaense ocupa cerca de 83 mil hectares, onde trabalham entre 30 e 40 mil produtores e suas famílias que cultivam 70 tipos de verduras e legumes garantindo trabalho para um contingente estimado em 100 mil pessoas.

Na Assembléia Geral da Associação Brasileira de Horticultura, realizada em 31 de agosto, a atual diretoria da ABH presidida pelo Prof. Dr. Paulo César Tavares de Melo, foi reeleita para a gestão 2008-2011. Nessa ocasião foi definido que o 49º CBO será realizado na cidade de São Paulo, SP.

O sucesso absoluto do 48º CBO é atribuído ao esforço dos docentes, estudantes de pós-graduação e graduação e demais colaboradores das universidades estatais e privadas da área de Ciências Agrárias do Estado do Paraná que se uniram para realizar um evento que ficará marcado como um dos mais bem organizados dos últimos anos.

Veja abaixo a documentação fotográfica do 48º CBO:
















Data de Publicação: 04/08/2008   Fonte: ABH/03 de agosto de 2008

Indique para um amigo  Imprimir  Enviar comentário 

Voltar para a página anterior
Associação Brasileira de Horticultura 1999-2012. Todos os direitos reservados.