Associação Brasileira de Horticultura | Domingo, 21 de Janeiro de 2018  
 
 
 
 



Categoria:
ABH INFORMA » ABH Comunica o Falecimento de Sérgio Mario Regina

  
  
A Associação Brasileira de Horticultura (ABH) comunica com profundo pesar o falecimento de Sérgio Mário Regina, sócio fundador da Sociedade de Olericultura do Brasil (SOB), hoje Associação Brasileira de Horticultura (ABH) em Varginha, sua cidade natal, no domingo passado, 11 de janeiro, aos 77 anos de idade. O corpo de Sérgio foi cremado ontem, 12 de janeiro em Belo Horizonte. A notícia da morte do nosso querido associado foi dada por seu amigo de tantos anos na EMATER-MG, Luiz Gomes Correia.

No ano passado, durante a realização do 48º CBO, em Maringá, PR foi realizada ampla divulgação sobre o livro “Sérgio Regina: Muito Além da Semente”. O livro, de autoria de Bianca De Vit Begrow e editado pela AJB Editora Ltda., aborda a trajetória de vida, de luta e de trabalho do Sérgio Regina. Nascido em Varginha, Minas Gerais, extensionista por vocação, Sérgio ultrapassou os limites do senso profissional através de seu trabalho honesto, sua ética, seu bom-humor e de sua fé em cada uma das causas que abraçou inclusive a da olericultura. Teve uma participação muito ativa no âmbito da SOB, hoje ABH, tendo sido um de seus fundadores nos idos de 1961, em Viçosa-MG

Alguns meses antes da realização do CBO, Sérgio me telefonou de Cambuquira, MG, onde residia, para falar com grande entusiasmo do lançamento do livro e para pedir que fizéssemos a sua divulgação. De imediato lhe fiz o convite para pessoalmente lançar de novo o livro na abertura do CBO, mas ele me disse que não podia viajar a Maringá em vista de seu estado de saúde e que estava com um procedimento cirúrgico agendado para a última semana de julho.

Dias depois recebi pelo correio um exemplar do seu livro com uma dedicatória muito carinhosa e emocionante que compartilho na integra com vocês: “As sagas hortícolas e ambientais do “meu” livro contaram sempre com o imprescindível apoio do ensino, pesquisa, assistência técnica, extensão rural, das ciências agrárias e biológicas! Creio que constituam, ao mesmo tempo, uma valiosa documentação histórica ao formidável desenvolvimento tecnológico da horticultura nacional e um tônico “refortificante” ao prosseguimento das contribuições que nossos profissionais talentosos prestam eficaz e generosamente ao Brasil, à América Latina, Caribe e África. A “SOB”, hoje ABH, foi e será sempre aprimorante na formação contínua e competente destes profissionais. A divulgação e o marketing capilares (nos congressos e outros eventos) desse livro “ousado”, tocarão também a minha vaidade animadora, a minha saúde e economia combalidas, mesmo sendo ainda um “ativo na passiva” (grifos de Sérgio). Sucesso, saúde e Paz! Sérgio Mário Regina. Cambuquira, 11/05/2008”.

A Horticultura brasileira perde um de seus mais ilustres baluartes. A figura humana que foi Sérgio Regina ficará eternamente guardada na memória de todos que tiveram o privilégio de conviver com ele seja no âmbito da SOB/ABH ou nas várias instituições por onde passou sempre com grandes contribuições em prol do desenvolvimento da olericultura brasileira.

A diretoria da ABH, em nome de todos os seus associados, expressa sinceras condolências aos familiares de Sérgio Mário Regina.

• Clique AQUI para ler mais sobre Sérgio Regina

• Clique AQUI para ver imagens de Sérgio Regina

Data de Publicação: 13/01/2009   Fonte: ABH

Indique para um amigo  Imprimir  Enviar comentário 

Voltar para a página anterior
Associação Brasileira de Horticultura 1999-2012. Todos os direitos reservados.