Associação Brasileira de Horticultura | Quarta-feira, 17 de Janeiro de 2018  
 
 
 
 



Categoria:
ABH INFORMA » Prof. Hiroshi Ikuta Escolhido Como o Presidente de Honra do 49º CBO



Sexta-feira passada, 09/01/2009, o presidente da ABH, Paulo César Tavares de Melo e Wilson Tivelli, tesoureiro da ABH e Presidente da Comissão Exectutiva do 49º CBO, estiveram em Mogi das Cruzes em visita ao professor Hiroshi Ikuta (foto acima). Prof. Ikuta será homenageado pelo 49º CBO tendo sido escolhido como Presidente de Honra do evento que será realizado no período de 03 a 07 de agosto em Águas de Lindóia, SP.

Filho de agricultores imigrantes japoneses de Mogi das Cruzes, SP, graduou-se engenheiro agrônomo pela ESALQ-USP, em 1954. Pouco tempo depois passou a integrar o quadro de docentes do Departamento de Genética da ESALQ. Foi responsável pela montagem da Estação Experimental do Setor de Melhoramento de Hortaliças no bairro de Rio Acima, em Mogi das Cruzes, inaugurada em 1960. Os trabalhos de melhoramento desenvolvidos pelo Prof. Ikuta na Estação resultaram no lançamento de variedades de berinjela, repolho, alface, pepino, cenoura, pimentão entre outras espécies e revolucionaram o cultivo de hortaliças não só de São Paulo mas de todo o país. O Prof. Ikuta foi pioneiro na obtenção de híbridos de hortaliças, dos quais sempre foi um entusiasta, procurando viabilizar a sua produção localmente em sistemas cooperativos. A Estação Experimental teve suas atividades encerradas em 1990, coincidindo com a aposentadoria do Prof. Ikuta.

Atualmente o Prof. Ikuta dedica-se a pesquisas com xaxim, vegetal praticamente extinto na Mata Atlântica e de fundamental importância para a conservação do solo e manutenção das águas subterrâneas.

Data de Publicação: 14/01/2009   Fonte: ABH

Indique para um amigo  Imprimir  Enviar comentário 

Voltar para a página anterior
Associação Brasileira de Horticultura 1999-2012. Todos os direitos reservados.