Associação Brasileira de Horticultura | Quarta-feira, 17 de Janeiro de 2018  
 
 
 
 



Categoria:
ABH INFORMA » José Mauro de Sousa Balbino - Perfil do Delegado da ABH no Estado do Espírito Santo

  
  
José Mauro de Sousa Balbino, delegado da Associação Brasileira de Horticultura - ABH, pelo Estado do Espírito Santo, é natural de Viçosa – MG, onde após realizar o curso fundamental e médio iniciou a faculdade de Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa - UFV, tendo concluído em 1980.

A primeira grande oportunidade de aprendizagem com as atividades em olericultura foi como estagiário da então aluna de mestrado Professora Leila Trevizan Braz, durante seus trabalhos de pesquisa no programa de melhoramento de pimentão, sob a orientação do Professor Vicente Wagner Dias Casali. Essa experiência motivou a iniciar e concluir em 1985 o curso de Mestrado em Fitotecnia/Olericultura pela UFV, sob a orientação do Professor Aquira Mizubuti. Foi também pela UFV que realizou o curso de Doutorado em Fisiologia Vegetal em Manejo pós-colheita do mamão, concluído em 1996, sob a orientação do Professor Rolf Puschmann.

Entre 1978 e 1985 trabalhou como Professor de ensino fundamental e médio da Escola Normal Nossa Senhora do Carmo em Viçosa. Em 1985 foi contratado como pesquisador da Empresa Capixaba de Pesquisa Agropecuária - EMCAPA, atualmente Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – INCAPER, para trabalhar na equipe do programa de Olericultura do Estado do Espírito Santo. Nesse programa coordenou os projetos de introdução, seleção e manejo de cultivares de batata, tomate, pimentão, cenoura, mandioquinha salsa, abóbora e pepino até 1991.

Após a conclusão do curso de Doutorado em 1996, coordenou projetos de pesquisa de manejo e conservação em pós-colheita do mamão e projetos de introdução, manejo da cultura e de pós-colheita do morango. Com essas últimas ações de pesquisa contribuiu efetivamente para os projetos de produção integrada dessas culturas e para a construção das suas normas técnicas específicas. Atualmente é membro do programa morango saudável, atividade de desenvolvimento com destaque dentre as políticas públicas do governo do Espírito Santo. É também coordenador do projeto de produção integrada do tomate de mesa.

Durante o período como servidor público estadual no Espírito Santo, foi também Gerente Técnico de um dos Centros de Pesquisa da EMCAPA e desde 2005 é chefe de um dos Centros Regionais de Desenvolvimento Rural do INCAPER, que congrega duas fazendas de pesquisa e dezessete municípios localizados na região serrana e metropolitana do Estado.

Como servidor público e associado da ABH, tem procurado atuar como agente de transformação, difundindo ações para melhoria dos sistemas de produção e do padrão de qualidade dos produtos, principalmente as frutas e olerícolas, com ênfase para redução do impacto dos sistemas produtivos sobre o homem e o meio ambiente e para a garantia da segurança dos alimentos.

Data de Publicação: 06/11/2009   Fonte: ABH

Indique para um amigo  Imprimir  Enviar comentário 

Voltar para a página anterior
Associação Brasileira de Horticultura 1999-2012. Todos os direitos reservados.