Associação Brasileira de Horticultura | Domingo, 21 de Janeiro de 2018  
 
 
 
 



Categoria:
ABH INFORMA » 51º CONGRESSO BRASILEIRO DE OLERICULTURA

"Hortaliças: da origem para a saúde do consumidor"

Universidade Federal de Viçosa
"Onde tudo começou"
Viçosa - MG
25 a 29 de julho de 2011



O primeiro Congresso Brasileiro de Olericultura foi realizado na UFV, Viçosa/MG, no ano de 1961. Durante este Congresso foi fundada a Sociedade de Olericultura do Brasil (SOB) que a partir de 2004 passa a ser denominada Associação Brasileira de Horticultura (ABH). Desde 1961, anualmente, o Congresso Brasileiro de Olericultura (CBO) é realizado com o objetivo de congregar os profissionais do Ensino, Pesquisa, Assistência Técnica, Extensão Rural e Agroindústria, além de produtores rurais, estudantes e instituições/empresas que têm a Olericultura, a Agroecologia e as Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares como interesse comum.

Em 2011, o Estado de Minas Gerais sediará o 51º Congresso Brasileiro de Olericultura, que será realizado na UFV - Universidade Federal de Viçosa, localizada na cidade de Viçosa, quando será comemorado o cinqüentenário de fundação da ABH. A parceria com entidades oficiais e privadas permitirá organizar um evento de alta qualidade, que proporcionará aos participantes um rico intercâmbio de informações técnicas, bem como o conhecimento da realidade hortícola regional e nacional.

Estudos recentes realçam a necessidade de uma mudança revolucionária na agricultura para confrontar ameaças como o aquecimento global e para enfrentar a fome nos países em desenvolvimento, mas sem aumentar a quantidade de obesos no mundo. Ênfase tem sido dada a necessidade de se ampliar a pesquisa nesse setor ressaltando que o sistema fragmentado de produção alimentícia, "da semente à mesa", precisa ser substituído por algo que garanta melhor cooperação entre pequenos agricultores, governos, empresas, cientistas, sociedade civil e outras instâncias. Destaque, também é dado ao crescimento, que nas próximas quatro décadas, a população mundial deve passar dos atuais 6,8 para 9 bilhões de pessoas, sendo que hoje, há entre 1,0 e 1,5 bilhões de pessoas vivendo na pobreza. Segundo Jules Pretty (professor de Meio Ambiente e Sociedade da Universidade Essex na Inglaterra): "Houve grandes avanços no desenvolvimento industrial nos últimos 50 anos, com notáveis aumentos de produtividade, mas ainda há 1 bilhão de famintos, e muito progresso tem sido feito à custa do meio ambiente". E, mais ainda, "Logo ali há uma de sérias ameaças que podem já estar ocorrendo - mudança climática, aperto energético, incerteza econômica no atual modelo e rápidas alterações nos padrões de consumo."

O 51º CBO alinhado com essas perspectivas apresenta o tema "Hortaliças: da origem para a saúde do consumidor" " e tem como proposta dar oportunidade aos diversos setores da cadeia produtiva agrícola para que debatam os avanços tecnológicos e as estratégias para o aumento do consumo de hortaliças convencionais, orgânicas, plantas medicinais e aromáticas, além das não-convencionais.

Discutir-se-á, também, a contribuição cientifica e tecnológica da ABH durante seus 50 anos para o desenvolvimento da produção de hortaliças para melhoria na qualidade de vida do consumidor e da renda dos produtores, além da sustentabilidade do agronegócio de hortaliças.

Neste evento histórico e em comemoração ao cinqüentenário da ABH, serão priorizadas discussões, na realização de diversos Workshops, envolvendo as principais espécies de hortaliças: Tomate, Batata, Cebola e Alho, Folhosas, Cucurbitáceas, Pimenta e Morango, entre as quais, Minas Gerais ocupa lugar de destaque entre os Estados maiores produtores no Brasil. Também serão realizados Simpósios sobre os temas: Nutrição e Adubação de Hortaliças e Hortaliças: Mercado e Saúde.

O 51º CBO será sede de um Fórum sobre o papel da Assistência Técnica e Extensão Rural na produção de Hortaliças, além da realização de Minicursos, excursão técnica e do tradicional "Dia do Produtor", com palestras técnicas abrangendo sistemas de produção de hortaliças no Brasil. Será realizado também o "Dia do Consumidor", com palestras técnicas sobre a importância do consumo de hortaliças para a saúde do consumidor.

Na edição do 51º CBO comemorativo do cinqüentenário da Associação Brasileira de Horticultura, o objetivo além de congregar pessoas e entidades com interesse no desenvolvimento da Olericultura, será feita uma retrospectiva acerca dos 50 anos de atuação da ABH, o progresso alcançado por todo esse esforço e se tratará, sobretudo, do futuro desse setor e de seu papel fundamental na sociedade em relação à saúde do consumidor, da perspectiva científica no estudo de novas tecnologias e variedades para atender as novas exigências dos consumidores e seus novos hábitos alimentares. Além disso, propiciará a troca de informações, experiências científicas e tecnológicas; divulgará e difundirá o conhecimento adquirido no setor, além de discutir temas ligados à ciência da Horticultura e estimular a divulgação de tecnologias, serviços e produtos voltados à produção de hortaliças e de plantas medicinais, aromáticas e condimentares.

Data de Publicação: 16/11/2010   

Indique para um amigo  Imprimir  Enviar comentário 

Voltar para a página anterior
Associação Brasileira de Horticultura 1999-2012. Todos os direitos reservados.