Associação Brasileira de Horticultura | Quarta-feira, 17 de Janeiro de 2018  
 
 
 
 



Cyro Paulino da Costa

Cyro Paulino da Costa é mineiro de Alfenas, onde nasceu em 29 de novembreo de 1939. Engenheiro Agrônomo pela ESALQ/USP em 1964. Com estudante de agronomia foi bolsista da FAMESP tendo com orientador o prof. Marcílio Dias. Iniciou, em 1965, sua carreira profissional como Professor Assistente do Departamento de Genética, ESALQ/USP na equipe do Prof. Marcílio Dias. Obteve seu M.Se, na ESALQ/USP em 1967 e seu Ph.d. em 1970, na Universidade de Purdue, EUA. Ao longo de sua carreira profissional na ESALQ/USP orientou 36 alunos em mestrado e doutorado na área de Melhoramento de Hortaliças, bem como várias dezenas de estagários. Obteve título de Livre Docência e de Professor Titular da ESALQ/USP. Desenvolveu inumeras variedades e híbridos de hortaliças, destacando-se: Alface Regina, abobrinha Pira Moita, cebola PiraOuro e Pirana, Brócolos PiraBroco, Beringela Super F 100. Atuaou como consultor-técnico do Projeto Sudene/Brascan-NEI/IPA/ESALQ-USP que permitiu o desenvolvimento da tomaticultura industrial, melhoramento e produção de sementes de cebola tropical no Vale do São Franscisco, nordeste. Aposentado de 1996, atualmente é Professor Emérito do Departamento de Produção Vegetal da ESALQ/USP. É ainda consultor da SVS na área de melhoramento de cebola tropical, pimentão e alface. Menbro da Sociedade de Olericultura do Brasil (ABH) desde 1963 e da American Society for Horticulture Science desde 1969. Recebeu o Prêmio Prof. Marcílio Dias da ABH em 1965. É casado com Ana Elisa, e tem 3 filhos: Eliana, Luciana e Cyro Junior.


Visita às instalações da Horticeres em Iguapé - MG, início da década de 70.   Visita a produtores de cebola em Monte Alto - SP, 1996.
     
Avaliação de Ensaio de Pepino em Arujá-SP, ainda estudante, em 1993.   Campo de Cenoura CV. Nacional da ESALQ/USP, 1965.
     
Abertura da IV Reunião Anual sa ABH, Pelotas-RS, 1964.  

Indique para um amigo  Imprimir 

Voltar para a página anterior
Associação Brasileira de Horticultura 1999-2012. Todos os direitos reservados.