Associação Brasileira de Horticultura | Terça-feira, 16 de Janeiro de 2018  
 
 
 
 



Hiroshi Ikuta

Filho de agricultores imigrantes japoneses de Mogi das Cruzes - SP, graduou-se engenheiro pela ESALQ/USP em 1954 onde pouco tempo depois passou a integrar no quadro de docentes do seu Departamento de Genética. Foi responsável pela montagem no bairro de Ro Acima em Mogi das Cruzes da Estação Experimental do Setor de Melhoramento de Hortaliças do Departamento de Genética da ESALQ/USP cuja inauguração ocorreu em 1960. Os trabalhos de melhoramento desenvolvidos pelo Prof. Ikuta nesta estação, que resultaram no lançamento de variedades de berinjela, repolho, alface, pepino, cenoura, pimentão entre outras espécies, revolucionaram o cultivo de hortaliças não só de São Paulo como de todo o país. O Prof. Ikuta foi o pioneiro na obtenção de híbridos de hortaliças e sempre foi um entusiasta procurando viabilizar a sua produção localmente. A estação Experimental teve suas atividades encerradas em 1990 que coincidiu com a aposentadoria do Prof. Ikuta. Hoje, ele se dedica às pesquisas com xaxim, vegetal praticamente extinto na Mata Atlântica e de fundamental importância para conservação do solo e manutenção das águas subterrâneas. (Adaptado por Paulo César Tavares de Melo)

Avaliação de ensaio de repolho com Prof. Marcílio em Mogi das Cruzes, na década de 50.   Alunos do Departamento de Genética (turma do Prof. Cyro, que aparece agachado) em visita a estação Experimental de Moji da Cruzes.
     
Dia de campo de repolho. Local e data desconhecidos.   Inauguração da Estação Experimental do Departamento de Genética de ESALQ em Moji das Cruzes - SP pelo Reitor Miguel Realli Júnior. Na foto aparecem o Prof. Marcílio e o Dr. Almiro Blumenchein.
     
Prof. Ikuta proferindo aula no Clube Agricola, Moji das Cruzes - SP (s. d.).   Seminário no Instituto de Genética, ESALQ/USP ao lado de Álvaro Macedo (Agroceres) e Paulo Takasaki (Agroflora). Data desconhecida.

Indique para um amigo  Imprimir 

Voltar para a página anterior
Associação Brasileira de Horticultura 1999-2012. Todos os direitos reservados.