Associação Brasileira de Horticultura | Quarta-feira, 17 de Janeiro de 2018  
 
 
 
 



Nozomu Makishima


Nasceu em Pindorama - SP, em 1º de Maio de 1932, sendo filho único de um casal de imigrantes japoneses. Ainda menino ajudava o pai nas lavouras de cereais e café. Graduou-se em Agronomia pela ESALQ/USP em 1955 e iniciou sua vida profissional como extensionista da ANCAR - BA, hoje EMATER - BA. Em 1961 ingressou na Divisão de Assistência Técnica Especializada/SAA - SP. Em 1962 obteve o mestrado em olericultura pela então Universidade Rural de Minas Gerais, em Viçosa - MG. De 1953 a 1977 atuou como especialista em olericultura do Centro de Orientação Técnica, posteriormente Coordenadoria de Assistência Técnica Integral - CATI. Foi agraciado pelo troféu "Jeep de Bronze" pela EMATER - MG. Desde 1978 esta na EMBRAPA HORTALIÇAS onde foi chefe-adjunto técnico e coordenou o programa nacional de pesquisa (PNP) Hortaliças. No momento atua na área de transferência de tecnologia da qual foi supervisor. Foi agraciado pela EMATER - DF com o troféu "Amigo da Extensão Rural".

E sócio fundador da SOB, da qual foi secretário executivo e presidente por duas gestões. Recebeu o Prêmio "Marcílio de Souza Dias" e participou da 38 CBO´s dos 40 já realizados. É casado com D. Maria Carmelita e tem quatro filhos: Narumi, Osvaldo, Kiyu e Carmem. É palmeirense em São Paulo e vascaíno no Rio de Janeiro.



Participação em dia de campo de tomate industrial em Novo Horizonte - SP (s.d.).   Participação no XVI CBO, Lavras - MG, em 1976.
     
Abertura do XV CBO, Botucatu - SP, em 1975.   Entrega do Prêmio SOB ao Prof. Dr. Paulo Donato Castellane, XXVII CBO, Curitiba - PR.
     
Ao lado de Pesquisadores da Embrapa Hortaliças. XXXIV CBO, Águas de São Pedro - SP, 1994.   Com a turma do I Curso Internacional de Produção de Hortaliças realizado na Embrapa Hortaliças, em 1995.

Indique para um amigo  Imprimir 

Voltar para a página anterior
Associação Brasileira de Horticultura 1999-2012. Todos os direitos reservados.