Associação Brasileira de Horticultura | Quarta-feira, 17 de Janeiro de 2018  
 
 
 
 



Sérgio Mário Regina

Natural de Varginha - MG, formou-se engenheiro agrônomo em 1956 pela Escola Superiro de Agricultura "Luiz de Queiroz", USP, Piracicaba - SP. Bom futebolista que era, jogava no flamengo de Varginha, mas também atuou em clubes em Poços de Calda e de Piracicaba. Na equipe de futebol da ESALQ era conhecido por "Ponce de León", eximo meia-direita do São Paulo Futebol Clube da época. Iniciou sua vida profissional como extensionista da EMATER - MG onde ocupou o cargo de coordenador de Hortaliças e posteriormente de Olericultura, Participou do 1º Curso Intensivo de Olericultura, (Projeto ETA - 55) promovido pela então Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (UREMG), em Viçosa. Dos participantes deste curso nasceu a idéia de formar a Sociedade de Olericultura do Brasil. Na EMBRATER, coordenou o Programa de Horticultura (PROHORT) dando ênfase a capacitação/reciclagem dos extensionista de todo o Brasil, convocado pelo então Ministro da Agricultura Alysson Pauinell, como consultor da Secretaria Nacional de Produção criou e foi titular da Gerencia de Horticultura quando implementou os programas Nacionais de Produção e Abastecimento de Alho. Batata, Cebola e Maçã que foram também apoiados pelos cinco ministros sucessores. Para a implementação de tais programas contou com a colaboração dos engenheiros agrônomos Tarcísio da Silva Siqueira e Ilto Antonio Marandini da EMBRATER e João Alves de Menezes Sobrinho e Nozomu Makisuima da EMBRAPA e realizou vários eventos como "raids", cursos, mostras e outros, pelos diversos Estados do pais, principalmente naquele tradicionais de tais espécies de hortaliças. Incentivou a criação de produtores locais, regionais, estaduais e nacional de alho, batata, cebola e maçã. Sérgio Regina não tem atuado somente na área olericola. Preocupa-se com a conservação dos recursos naturais, principalmente da água. Dessa preocupação resultou a criação do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Verde. Atualmente desenvolveu o "raid" Colha Chuva Para Produção de Água, programa desenvolvido pela EMATER - MG e EPAMIG donde trabalha desde 1994 após 35 anos dedicados à Extensão Rural. Todas as atividades desenvolvidas pelo Sérigio eram e são direcionadas para o bem comum da sociedade. Tanto isto é verdade que recebeu 84 honrarias de reconhecimento público. Entre elas, foi o primeiro ganhador co Prêmio Marcílio de Souza Dias, da Sociedade de Olericultura do Brasil. (Texto Nozomu Makisuima )


Apresentando trabalho no XV CBO em Botucatu - SP.   Particpando do II ENAPROEBA em Cambuquira - MG, 05/08/1988. Aparecem os colegas Tarcísio S. Siqueira (ex-EMBRATER) e Luiz Gomes Correia (ex-EMATER - MG).
     
Solenidade de entrega do Prêmio II MOBRAN para produtores de alho classificados no CNPH - EMBRAPA em maio de 1982, Brasília - DF.   Recebendo título de cidadão "Honorário" do município de Curitibanos - SC juntamente com o Produtor Sr. Takashi Chonan e Senhora. S.d.
     
Com o Prof. Marcílio Dias em Piracicaba - SP. S.d.   Inauguração do Escritório da ACAR - MG de Esmeraldas - MG em 1957.

Indique para um amigo  Imprimir 

Voltar para a página anterior
Associação Brasileira de Horticultura 1999-2012. Todos os direitos reservados.