Associação Brasileira de Horticultura | Domingo, 21 de Janeiro de 2018  
 
 
 
 



Flávio Augusto D'Araújo Couto

Nasceu no Porto, Portugal em 27 de Setembro de 1928, naturalizando-se brasileiro em 1949. Formou-se em Engenharia Agronômica, em 1947, pela então Universidade Rural de Minas Gerais (UREMG) e hoje Universidade Federal de Viçosa (UFV). Obteve o MS na Universidade da Califórnia, Davis, EUA, em 1955 e o grau de Doutor em Olericultura pela Universidade Rural do Estado de Minas Gerais, em 1958. Iniciou sua vida profissional como pesquisador da Secretaria de Agricultura do Estado de Minas Gerais passando em 1951, para a carreira de magistério na UFV tais como a Chefia do Departamento de Horticultura e membro do conselho de Pós-Graduação. Orientou 31 teses de mestrado e foi co-orientador de outras nove. Foi professor conferencista do CNPq e executor do Convênio Banco de Germoplasma de Hortaliças, mantido com a Fundação Rockfeller. Foi Presidente da Comissão que transformou a UREMG em UFV. Presidente da Comissão que elaborou o Projeto de Criação do CNPq, em 1977, e membro da Comissão Mista Brasil - Holanda do Ministério da Agricultura. Em 1970, criou o Setor de Produção de Hortaliças da "Sementes Agorceres S/A", tendo sido seu Superintendente e Diretor Técnico. Iniciou suas atividades na EMBRAPA em 1976 onde foi chefe do CNPq de 1981 a 1985. Foi presidente do EMATER - DF, de 1985 a 1988. Durante sua vida profissional foi agraciado com várias distinções e honrarias, destacando-se a "Medalha de Mérito da Alvorada", outorgada pelo Governo do Distrito Federal, o Prêmio "Marcílio de Souza Dias", e o Prêmio "Frederico de Menezes Veiga", da EMBRAPA. É sócio-fundador da SOB, onde foi seu presidente durante três gestões. Desde 1997, o Prof. Flávio é consultor do CNPq para o Desenvolvimento do Agronegócio. É casado com D. Amélia Alencar D'Araujo Couto com quem tem cinco filhos e vivem em Brasília, DF. (Adaptado por Paulo César Tavares de Melo e Arlete Marchi Tavares de Melo).


Prof. Flávio com José Viggiano. (S.d.).   Participação no V Seminário Panamericano de Semillas, Venezuela, 1966, ao lado de José Vigianno e Prof. Flávio Rocha.
     
Visita a Mogi das Cruzes - SP, em 1948, juntamente com o Prof. James Knott, Prof. Brieger e Salim Simão.   Visita às Termas de Águas de São Pedro - SP durante o curso proferido pelo Prof. James Knott em 1948. Podem ser vistos, ainda, o Prof. G. F. Brieger, Salim Samão e Floriano Fernando Guimarães.
     
Recebendo o Prêmio Frederico Menezes da Veiga, em Brasília - DF, em 12/05/1981.   "Chopada" descontraida no Departamento de Genética da ESALQ/USP, Piracicaba - SP, onde aparecem Sérgio Regina e o Prof. Marcílio entre outros não identificados.

Indique para um amigo  Imprimir 

Voltar para a página anterior
Associação Brasileira de Horticultura 1999-2012. Todos os direitos reservados.