Associação Brasileira de Horticultura | Quarta-feira, 17 de Janeiro de 2018  
 
 
 
 



GT MEDICINAIS » Desejo e Juventude Juntos

A medicina ayurvédica, através de seus estudos orientais, criou dois grupos de alimentos: as rasayanas e vajikaras, que além de estimularem o tecido reprodutivo, mantêm a vitalidade e a saúde do organismo, retardando o seu envelhecimento.

A diretora científica da Associação Brasileira de Ayurveda (Abra), Maria Stela de Simone, explica que a sociedade precisa de alternativas para enfrentar o estresse do cotidiano e evitar o envelhecimento precoce. “A ayurveda busca mostrar que as pessoas não precisam ser reféns do mundo de hoje e que seus hábitos podem ser modificados.”

As rasayanas são recomendadas para evitar a decadência do corpo e estimular a saúde da mente. “Açafrão, alcaçuz, aloe vera, angélica, cálamo, ginseng e sementes de gergelim fazem parte desse grupo. Esses alimentos agem aumentando a quantidade de células renovadas no organismo, reconstruindo o corpo e a mente”, afirma.

As vajikaranas são plantas bastante afrodisíacas e, além de estimularem os órgão sexuais, retardam o envelhecimento precoce. Diversos alimentos são classificados como vajikaranas: alho, aspargos, cebola crua, angélica, cravo-da-índia, feno grego, ginseng, hibisco, inhame selvagem e rosa são alguns exemplos.

“São alimentos picantes e devem ser servidos quentes. Dão vitalidade, não só ao tecido reprodutivo, como ao corpo todo”, explica a especialista.
 


Data de Publicação: 31/12/2004   Fonte: Jornal o Dia - Rio de Janeiro/rj

Indique para um amigo  Imprimir  Enviar comentário 

Voltar para a página anterior
Associação Brasileira de Horticultura 1999-2012. Todos os direitos reservados.