Associação Brasileira de Horticultura | Quarta-feira, 17 de Janeiro de 2018  
 
 
 
 



INFORME PUBLICITÁRIO » Produtos Orgânicos Terão Selo Oficial

Os produtos orgânicos - alimentos cultivados sem agrotóxicos,carnes de animais criados com alimentos orgânicos, além de cosméticos, tecidos e produtos de limpeza feitos com matéria prima vegetal e natural - passarão a contar, a partir do início do ano que vem, com um selo do governo federal de origem e qualificação, para competir no mercado internacional.

O anúncio foi feito pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, durante a abertura da BioFach América Latina, a maior feira latino-americana de produtos da agricultura orgânica.

Segundo Roberto Rodrigues, o selo oficial vai facilitar a identificação dos produtos orgânicos, que hoje são certificados por institutos privados. Segundo ele, o selo faz parte da regulamentação da Lei 10.831, que trata da agricultura orgânica e foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em dezembro de 2003.

- A regulamentação dará bases técnicas e conceituais tanto para o selo quanto para outros instrumentos de estímulo à agricultura orgânica. Daqui a três ou quatro meses, teremos a definição do regulamento - explicou o ministro.

A agricultura orgânica no Brasil, segundo dados divulgados pelo ministro, representa apenas 3% da produção agrícola de todo o país, enquanto nos países desenvolvidos este índice chega a 20%.

- Há um espaço enorme para crescimento, pretendemos chegar aos 20% de orgânicos nos próximos cinco a seis anos incentivando, principalmente, os pequenos produtores - afirmou.

A BioFach América Latina reúne cerca de 200 expositores do Brasil e do exterior. Paralelamente, está sendo realizada a Expo Sustentat, uma feira de produtos sustentáveis e palestras sobre temas como certificação florestal, crédito de carbono e pesca sustentável. Os dois eventos vão até o dia 18.


Fonte: Agência Brasil

Indique para um amigo  Imprimir  Enviar comentário 

Voltar para a página anterior
Associação Brasileira de Horticultura 1999-2012. Todos os direitos reservados.