Associação Brasileira de Horticultura | Terça-feira, 16 de Janeiro de 2018  
 
 
 
 



GT MEDICINAIS » Água de Esgoto Irriga Agricultura, diz Estudo

As populações dos países em desenvolvimento estão com a saúde cada vez mais ameaçada pelo uso disseminado de águas que recebem esgoto sem tratamento, na irrigação de plantações, segundo estudo apresentado durante uma conferência mundial sobre a água realizada na Suécia esta semana.

O estudo, feito pelo Instituto Internacional de Gerenciamento de Água, diz que mais da metade das terras cultiváveis localizadas próximas de 70% das cidades dos países do Terceiro Mundo são irrigadas com água de esgoto, o que ameaça espalhar epidemias.

"A irrigação com esse tipo de água não é prática limitada a uns poucos países mais pobres", diz Liqa Raschid-Sally, pesquisadora do instituto. "É um fenômeno que ocorre em 20 milhões de hectares pelo mundo em desenvolvimento, sobretudo em países da Ásia, como a China, Índia e Vietnã, e em muitas cidades da América Latina."

Especialistas afirmam que 1,4 milhão de crianças morrem todos os anos de diarréia e por causa de condições de higiene ruins e descrevem a crise de saneamento como "o maior problema ambiental do mundo". Por esse motivo, a ONU nomeou 2008 o Ano Internacional do Saneamento.

O estudo mostra que a demanda cada vez maior por água e alimentos estimula o uso de águas poluídas na irrigação de plantações, mas em muitos casos esta é a única forma de irrigação para agricultores que carecem de água limpa. A água contaminada é usada principalmente na produção de hortaliças e cereais e representa grande risco à saúde das pessoas que consomem hortaliças cruas.

O relatório diz que a água de esgoto proporciona o sustento de muitas pessoas ao tornar possível o cultivo de terras e recomenda o aumento do suprimento de água tratada, em vez da proibição do uso de água não tratada. Em Acra, Gana, 200 mil pessoas dependem de hortaliças produzidas perto da cidade e irrigadas com as águas poluídas dos rios dos arredores.

Fonte: Valor Econômico-SP

Indique para um amigo  Imprimir  Enviar comentário 

Voltar para a página anterior
Associação Brasileira de Horticultura 1999-2012. Todos os direitos reservados.