Associação Brasileira de Horticultura | Quarta-feira, 17 de Janeiro de 2018  
 
 
 
 



EVENTOS » Inscrições abertas para curso sobre cultivo protegido


Tecnologia alternativa de produção agrícola, o cultivo protegido é tema do curso que será promovido entre os dias 02 a 04 de junho próximo na sede da Cooperativa Agrícola de Planaltina - Cootaquara. Fruto de ação conjunta envolvendo a Emater-DF, a Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) e a Cootaquara, o curso está com as inscrições abertas até 30/05, ou até completar o total de 30 vagas. Fitossanidade, Nutrição e Irrigação e Estruturas em Cultivo Protegido serão os módulos referentes aos tópicos alinhados na programação.

De acordo com o agrônomo Marcelo Mikio, da área de Transferência de Tecnologia e responsável pela coordenação do evento, a iniciativa que reuniu as três instituições é decorrente de uma demanda crescente por parte de produtores da região do Distrito Federal e entorno, interessados em conhecer e/ou aperfeiçoar as técnicas utilizadas. "Há uma tendência muito forte de crescimento da prática do cultivo protegido, tendo em vista os resultados obtidos pelos produtores de pimentão de Taquara, um dos maiores pólos de cultivo da hortaliça na região", observa.

Na Circular Técnica "Construção de estufas para produção de hortaliças nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste" o cultivo protegido é definido como estufas ou casas de vegetação e instrumento de proteção ambiental para produção de plantas (flores e hortaliças). Segundo Mikio, o custo-benefício dos investimentos realizados tem despertado o interesse de muitos produtores que cultivam hortaliças a céu aberto. "O investimento é razoável, mas por outro lado o retorno tem se mostrado bastante interessante", avalia o agrônomo, que destaca a visita dos participantes do curso a estruturas consolidadas de cultivo protegido em Vargem Bonita ou no Núcleo Rural de Taquara. "Será uma verdadeira aula prática, já que os participantes vão conhecer as estruturas mais utilizadas, os custos despendidos e os resultados alcançados."

PROGRAMAÇÃO
Em 02/06, o módulo (02/06) Fitossanidade contemplará os princípios de controle integrado de doenças de plantas e o controle integrado de doenças de tomate e pimentão em cultivo protegido (Carlos Lopes); controle integrado de insetos-praga em cultivo protegido (Alexandre Moura); e manejo de viroses transmitidas pela mosca-branca e trips (Miguel Michereff).

O segundo módulo (03/06), Nutrição e Irrigação em Cultivo Protegido de Hortaliças, abordará o controle de temperatura em cultivo protegido e irrigação e fertirrigação em cultivo protegido (Marcos Braga); e ainda avaliação de fertilidade e manejo de adubação em hortaliças (Juscimar Silva).

O coordenador chama a atenção para o terceiro módulo do curso, referente à visita técnica, quando haverá apresentação de palestra para os participantes. "Na ocasião, o agrônomo Fabiano Ibrahim, do escritório local da Emater-DF, em Taquara, vai proferir palestra sob o tema 'Aspectos teóricos para a construção de estruturas em cultivo protegido'", sublinha.

INSCRIÇÕES
O curso será realizado no auditório da Cootaquara em Planaltina e as inscrições podem ser feitas clicando aqui. Para esclarecer possíveis dúvidas, os números dos telefones (61)3385-9114 (Eulina Lopes) e (61)3385-9039 (Marcelo Mikio) estarão à disposição dos interessados.


Por: Anelise Macedo (MTB 2749/DF)
Assessoria de Imprensa
Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO)
Embrapa Hortaliças
Tel.: (61) 3385-9109
E-mail: hortalicas.imprensa@embrapa.br

Fonte: Embrapa Hortaliças - CNPH

Indique para um amigo  Imprimir  Enviar comentário 

Voltar para a página anterior
Associação Brasileira de Horticultura 1999-2012. Todos os direitos reservados.