bootstrap menu

DOCES

Bolo de Beterraba

Ingredientes:
4 claras de ovo batidas em neve
4 gemas de ovo
4 colheres (sopa) de margarina
1 1/2 xícara de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de maisena
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 beterraba grande
1 xícara (chá) de água
Preparo:
Descasque a beterraba, corte em pedaços, junte a água e bata no liqüidificador. Bata as gemas, a margarina e o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Acrescente a farinha, a maisena e o fermento peneirados juntos e misture bem. Bata as claras em neve, e acrescente à mistura anterior batendo sempre. Acrescente o suco de beterraba e mexa. Por último, acrescente as claras batidas em neve e mexa lentamente. Despeje numa assadeira untada e polvilhada com farinha de trigo. Leve ao forno médio pré-aquecido para assar.
Rendimento: Na forma redonda, tamanho médio, com buraco no meio rende 10 fatias grandes
Tempo de preparo e cozimento: 50 minutos.
Sugestão: o bolo pode ser coberto com glacê ou chocolate.
Fonte: Embrapa

Pudim de Abóbora

Ingredientes:
500g de abóbora ou moranga cortada em pedaços
2 Xíc. (chá) de açúcar
2 xíc (chá) de leite
4 ovos
1 col. (sopa) de manteiga
4 col. (sopa) de amido de milho
1 col. (chá) de canela em pó
2 col. (chá) de baunilha
1 xíc de coco ralado
Para o caramelo:
1 xícara (chá ) de açúcar
Preparo:
Cozinhe a abóbora com 1 xícara de água até ficar macia. Escorra e bata no liquidificador com os ingredientes restantes, menos o coco. Junte o coco e misture. Reserve. Coloque o açúcar numa forma para pudim com capacidade para 2 litros e leve ao forno até formar um caramelo, segurando a forma com um pano de prato. Coloque a massa do pudim e leve ao forno moderado preaquecido (180ºC) em banho-maria ou até que enfiando uma faca no centro ela saia limpa. Deixe esfriar e desenforme.
Fonte: Correio Popular

Bolo de Cará

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de açúcar
3 gemas
3 colheres (sopa) de margarina
1 xícara (chá) de cará cozido e amassado
2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
1 colher (sopa) de fermento em pó
3 claras em neve
1 xícara (chá) de leite
1/2 colher (chá) de sal
açúcar de confeiteiro
Preparo:
Faça um creme misturando o açúcar, as gemas e a margarina. Adicione o cará e misture bem. Adicione a farinha peneirada, o fermento, o sal, o leite e mexa bem até obter uma mistura uniforme. Acrescente por último as claras em neve e misture com cuidado. Coloque em uma assadeira untada e leve ao forno. Depois de assado, desenforme, corte o bolo na forma desejada, polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva frio.
Rendimento: 14 fatias grossas (forma redonda, com buraco no meio). Tempo de preparo e cozimento: 1:20h Sugestão: sirva com chá de capim limão.
Fonte: Emater

Torta de Abóboras

Ingredientes:
Massa:
1 xícara de farinha de trigo
1/3 xícara de gordura vegetal
1/4 colher (chá) de sal
2 a 3 colheres (sopa) de água
Recheio:
600 g de abóbora
1 colher (chá) de canela em pó
1/2 colher (chá) de gengibre em pó
1/8 colher (chá) de cravo da Índia em pó
1 lata de leite condensado
2 ovos
creme chantilly
Preparo:
Descasque a abóbora e corte em cubos 2 x 2 cm. Coloque em uma assadeira, cubra com papel alumínio e leva para assar em forno médio por cerca de 30 minutos ou até que a abóbora esteja bem macia. Retire do forno e deixe esfriar. Prepare a massa, misturando a gordura vegetal à farinha de trigo sempre utilizando a ponta dos dedos. Misture o sal à água e acrescente à massa somente para ligar a farinha. Não trabalhe a massa em excesso. Deixe a massa descansar por 20 minutos na geladeira. Coloque no liquidificador a abóbora assada, ovos, o leite condensado, cravo, canela e gengibre. Bata até obter um creme liso. Pré-aqueça o forno em médio (cerca de 180 graus). Abra a massa e cubra uma assadeira de 22 cm. Encha com o recheio e leve ao forno por cerca de 40 minutos. Deixe esfriar e sirva com creme chantilly.
Fonte: terra culinária

Bombom de Cenoura, Nozes e Coco

Ingredientes:
500 g de açúcar mascavo
500 g de cenoura ralada crua
2 xícaras de água
100 g de coco ralado
100 g de nozes moídas
50 g de coco para passar os docinhos
Preparo:
Leve ao fogo o açúcar com a água e a cenoura ralada; deixe ferver, coloque o coco ralado e as nozes moídas. Mexa com uma colher de pau até soltar do fundo da panela. Despeje em um prato untado com margarina sem sal, deixe esfriar e leve à geladeira para firmar de um dia para o outro. Retire da geladeira e faça bolinhas; em seguida, passe no coco ralado e coloque em forminhas de papel.
Rendimento: 100 unidades
Tempo de preparo: 60 minutos
Sugestão: o doce de cenoura pode ser feito com leite condensado e amendoim.
Fonte: Vida e Saúde

Gelatina de Melancia

Ingredientes:
• 1 litro de caldo de melancia
• 2 pacotes de gelatina em pó (sem sabor)
Modo de Fazer:
Dissolva a gelatina no próprio suco e leve ao microondas por 30 segundos. Misture com o caldo da melancia e leve à geladeira até endurecer.
Fonte: www.evelinduarte.com.br

Pudim de Batata Doce

Ingredientes:
Caramelo:
• 6 colheres (sopa) de açúcar
• 6 colheres (sopa) de água
Pudim:
• 300g de batata doce cozida
• 3 colheres (sopa) de amido de milho
• 1 colher (chá) de essência de baunilha
• 2 colheres (sopa) de manteiga
• 2 xícaras (chá) de leite
• 1 xícara (chá) de açúcar
• 1/2 xícara (chá) de coco fresco ralado
Modo de Fazer:
Misture na fôrma refratária o açúcar e a água e leve ao microondas por 6 a 8 minutos na potência alta ou até ficar com cor de caramelo. Espalhe na fôrma e aguarde esfriar para utilizar. Coloque as batatas picadas juntos com os demais ingredientes no liquidificador e bata bem. Despeje na fôrma refratária de anel caramelada e leve ao microondas por 10 a 12 minutos na potência alta. Teste enfiando um palito no centro (ele deverá sair limpo). Espere amornar e desenforme. Decore com coco fresco ralado.
Fonte: www.evelinduarte.com.br

Quadradinho doce de abobrinha

Ingredientes:
1 ¼ xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de abobrinha, ralada
1/3 xícara (chá) de açúcar
1/3 xícara (chá) de margarina
2 ovos
¼ xícara (chá) de leite
1 colher (chá) de fermento, em pó
1 colher (chá) de sal
½ xícara (chá) de chocolate ½ amargo, picado
manteiga, o quanto baste para untar
papel manteiga, o quanto baste
Preparo:
Separe uma forma refratária (20x10 cm). Unte a forma com manteiga e forre toda a forma com o papel. Passe mais manteiga sobre o papel. Reserve. Rale a abobrinha num ralo grosso. Apóie a barra de chocolate sobre uma tábua e pique com uma faca bem afiada. Coloque todos os ingredientes, menos o chocolate ½ amargo, numa batedeira e bata por 3 minutos ou até obter uma massa homogênea. Desligue a batedeira e acrescente o chocolate picado. Mexa bem com uma colher. Acrescente a massa, sobre o papel untado, na forma reservada. Acrescente 2 tiras de papel manteiga nas extremidades do recipiente, protegendo as bordas da massa. Leve o recipiente ao microondas e deixe assar por 9 minutos em potência alta. Retire o recipiente do microondas e retire o papel das bordas. Volte o pão ao microondas e asse por mais 6 minutos em potência alta. Retire o pão do forno e deixe descansar por 10 minutos. Espere esfriar completamente antes de cortar em quadrados. Sirva a seguir.
Tempo de preparo: 30 minutos
Serve 6 pessoas
Fonte: Panelinha

Bolo de Cenoura

Ingredientes:
Massa:
3 cenouras médias cortadas em pedaços pequenos
5 ovos
1 xícara de óleo ou manteiga
2 xícaras de açúcar
2 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó
Cobertura:
200 g de chocolate meio amargo em pedaços
2 xícara de leite fervente
Acessório:
Forma de buraco no meio com 24 cm de diâmetro
Preparo: 1 Aqueça o forno em temperatura média. Unte a forma com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Reserve. 2 No processador, rale a cenoura (utilize a lâmina para ralar). Retire a cenoura e troque a lâmina pela de triturar. Junte a cenoura ralada e os ovos, o óleo e o açúcar e processe até obter uma mistura cremosa. 3 Adicione a farinha, o sal e o fermento e processe até ficar homogêneo. Transfira para a forma e leve ao forno por 40 minutos ou até que, ao enfiar um palito no centro da massa, ele saia seco. Retire do forno, deixe amornar e desenforme.
Cobertura: Coloque o chocolate no processador e ligue o aparelho (utilize a lâmina para triturar). Acrescente o leite aos poucos, até ficar cremoso. Cubra o bolo com a mistura e deixe esfriar.
Fonte: Revista Cláudia Cozinha

Doce de Casca de Melancia

Ingredientes:
11/2 kg de casca de melancia grande (aproximadamente a casca de ½ melancia grande)
4 xícaras (chá) de açúcar cristal
1 xícara (chá) de água filtrada
2 pedaços de canela em pau
8 cravos-da-índia
Preparo:
Com uma faca, retire a parte vermelha e verde das cascas, deixando somente a parte branca. Passe as cascas no ralador ou no multiprocessador. Numa panela, coloque as cascas raladas, o açúcar, a água e misture bem. Leve ao fogo baixo para apurar, por aproximadamente 55 minutos em panela de alumínio ou uma hora e meia em panela de inox. Acrescente a canela em pau e os cravos. Deixe apurar por mais 15 minutos mais ou menos, até aparecer o fundo da panela. Dica: esse doce pode ser congelado por até 6 meses. Na geladeira dura 15 dias.
Custo do doce: R$ 0,60
Rendimento: 1,5 kg a 1,8 kg de doce
Fonte: Programa Mais Você

Iougurte de Melão com hortelã

Ingredientes:
polpa de 1 melão net
20 folhas de hortelã
1 envelope de gelatina incolor sem sabor
2 xícaras (chá) de iogurte natural desnatado
1/2 xícara (chá) de leite em pó desnatado
adoçante a gosto
4 colheres (sopa) de açúcar
Preparo:
Pique a metade do melão em pedaços bem pequenos e reserve. Pique a outra metade e bata no liquidificador com as folhas de hortelã, a gelatina dissolvida conforme as instruções da embalagem, o iogurte, o leite e o adoçante. Despeje numa tigela, cubra com filme plástico e leve ao congelador por 2 horas, ou até o creme começar a cristalizar na borda da tigela. Retire a mistura do congelador, transfira para a batedeira e bata por 3 minutos. Volte ao congelador por mais 1 hora, ou até ficar firme e cremoso. Calda: coloque o melão reservado em uma panela, junte o açúcar e 5 colheres (sopa) de água. Leve ao fogo e cozinhe, mexendo de vez em quando e com cuidado, por 10 minutos, ou até obter uma calda levemente encorpada. Retire do fogo e deixe esfriar. No momento de servir, retire o frozen do congelador e distribua-o em taças. Cubra com a calda de melão e sirva em seguida.
Fonte: Revista Água na Boca

Charlotte Morangos

Ingredientes:
Calda:
1 xícara (chá) de açúcar
canela em pau e cravo-da-índia a gosto
Decoração:
morangos cortados em lâminas
raspas de chocolate
mel (opcional)
Musse:
400 ml de creme de leite fresco
1 sachê de gelatina branca em pó
200 g de chocolate ao leite picado
200 g de chocolate meio amargo picado
3 claras
1 cálice de conhaque
Pão-de-ló
2 caixas de biscoito tipo inglês
Preparo:
Calda: leve ao fogo uma panela com 2 xícaras (chá) de água, o açúcar, a canela e o cravo-da-índia e deixe ferver por 5 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar. Musse: bata na batedeira o creme de leite, até obter ponto de chantilly (ponto mole) e reserve. Numa tigela, dissolva a gelatina em 1/2 xícara (chá) de água e reserve. Numa tigela refratária, derreta os chocolates em banho-maria. Bata as claras em ponto de neve e adicione ao chocolate, mexendo delicadamente. Em seguida, acrescente o chantilly, o conhaque e, por último a gelatina. Montagem: corte o pão-de-ló na medida de uma fôrma quadrada de fundo removível. Com um pouco da calda, umedeça o pão-de-ló e coloque na fôrma. Umedeça levemente os biscoitos na calda restante e disponha nos lados da fôrma. Despeje a musse no centro e leve à geladeira por, no mínimo, 3 horas. Retire a charlotte da geladeira e desenforme cuidadosamente. Decore com os morangos e pincele com mel. Distribua as raspas de chocolate e sirva em seguida.
Dicas: Pão-de-ló: numa tigela, peneire 2 xícaras (chá) de farinha de trigo com 1 colher (sopa) de fermento em pó. Bata na batedeira, em velocidade alta, 4 ovos com 1 1/2 xícara (chá) de açúcar. Reduza a velocidade da batedeira, junte 1 colher (sopa) de óleo, 3/4 de xícara (chá) de água fervente e os ingredientes secos peneirados e bata somente até a massa dar liga. Unte uma assadeira e polvilhe farinha de trigo. Despeje a massa e leve ao forno médio, preaquecido, por cerca de 15 minutos. Retire do forno e desenforme.
Fonte: Revista Água na Boca

Bolinho de Cenoura

Ingredientes:
2 cenouras médias (1 xícara) ralada
1 ovo ligeiramente batido
1/2 xícara de margarina derretida
1 colher (chá) de baunilha
1 xícara de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
1/2 xícara de adoçante especial para cozinhar
Chocolate diet para decorar
Preparo:
Bata no liquidificador a cenoura, o ovo, a margarina e a baunilha. Reserve. Numa vasilha, misture a farinha, o fermento, o sal e o adoçante. Acrescente a mistura de cenoura, mexendo bem. Despeje em 4 formas grandes para empadinha, com capacidade para 3/4 de xícara, untadas e polvilhadas com farinha. Leve ao forno moderado pré aquecido, por 20 minutos, ou até que enfiando um palito no centro ele saia limpo. Deixe amornar e desenforme. Derreta o chocolate em banho-maria e decore os minibolos mergulhando um garfo no chocolate e passando rapidamente sobre os bolinhos. Não esqueça que o chocolate diet é bastante calórico.
Fonte: Culinária imodelo

Doce de Batata-doce

Ingredientes:
2 kg de batata-doce
açúcar
leite puro de 1 coco
Preparo:
Cozinhe, descasque e passe as batatas pelo espremedor. Meça as xícaras de massa de batata para juntar a mesma quantidade de açúcar. Misture e leve ao fogo, mexendo até começar a largar da panela; acrescente o leite de côco e mexa até dar o ponto de virar a panela e o doce se desprender completamente. Ponha em compoteira.
Fonte: Culinária Terra

Bavaroise de Morango

Ingredientes:
400 g de creme de creme de leite fresco
óleo para untar
suco de 1 limão
10 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
600 g de morangos
12 folhas de gelatina
Preparo:
Coloque a gelatina para amolecer em água fria. Enquanto isso, limpe e lave bem os morangos e deixe escorrer. Em seguida, bata os morangos no liquidificador, até obter um purê. Transfira para uma tigela e reserve. Misture em uma panela o açúcar, o suco de limão e pouquíssima água quente e leve ao fogo por alguns instantes, ou até o açúcar derreter. Retire e despeje sobre o purê de morangos.Esprema a gelatina, coloque-a em uma panela pequena e deixe derreter em fogo bem baixo. A seguir, junte-a ao purê de morangos, mexendo bem. Bata o creme de leite na batedeira até encorpar e misture com o purê de morangos, mexendo delicadamente. Unte levemente uma fôrma redonda com óleo e despeje o creme. Leve à geladeira por cerca de 6 horas, ou até ficar firme. Desenforme a bavaroise sobre um prato e decore com o creme de leite batido e morangos.
Fonte: Revista Água na Boca

Gelado de Manga e Gengibre

Ingredientes:
2 copos de iogurte desnatado (400 g)
1 manga Palmer descascada e cortada em cubos (300 g)
2 colheres (chá) de suco de limão
1 colher (sopa) de adoçante
1 colher (café) de gengibre ralado
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador até virar um creme. Distribua em 4 potes e leve ao freezer por meia hora antes de servir. Ah, e o melhor de tudo é que essa receita só tem 115 calorias por porção. Ótima para manter a forma no verão ;)
Fonte: http://blogaroeirahome.com.br

Bolo de Cenoura com frutos secos

Ingredientes:
• 2 chávenas de farinha de trigo integral
• 1 colher de chá de fermento em pó
• 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
• 1/4 de colher de chá de sal
• 1 1/4 chávenas de água
• 1 1/4 chávena de tâmaras picadas
• 1 chávena de passas de uva
• 1 colher de chá de canela em pó
• 1 colher de chá de gengibre em pó
• 1/2 colher de chá de cravo em pó
• 1/2 colher de chá de noz moscada em pó
• 1/2 chávena de cenoura ralada
• 1/2 chávena de nozes picadas
• 1/3 chávena de sumo de laranja
Modo de Preparo:
1. Numa taça, mistura a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio e o sal.
2. Numa panela, mistura a água, as tâmaras, as passas, a canela, o gengibre, o cravo e a noz moscada.
3. Leva ao lume e deixa ferver.
4. Reduz o lume, e deixa ferver durante mais 5 minutos.
5. Numa taça grande, coloca a cenoura, despeja a mistura quente de líquido e deixa arrefecer completamente.
6. Adiciona as nozes e o sumo de laranja e mistura bem.
7. Acrescenta o conteúdo da outra taça e mistura bem.
8. Coloca a mistura numa forma untada e assa em forno a 190º C durante 45 minutos.
Fonte: www.docesecompanhia.com

Bananas com calda de morango

Ingredientes:
• 2 colheres de sopa de manteiga de soja
• 2 colheres de sopa de açúcar mascavado
• 4 bananas pequenas
• 1/2 chávena de chá de água com gás
• 1/2 chávena de chá de geleia de morango
• 1 colher de café de canela em pó
Modo de Preparo:
1. Leva ao lume a manteiga com açúcar mascavado
2. Mistura até dissolver bem e junta as bananas às rodelas até que fiquem completamente envolvidas pelo açúcar
3. Retira do lume e coloca numa travessa
4. À parte, mistura numa panela, a geleia, a água e a canela em lume brando até derreter totalmente
5. Deita esta calda sobre as bananas
Fonte: www.docesecompanhia.com

Crepes de Frutas Secas com Calda de Laranja

Ingredientes:
Para o crepe:
• 1 xícara de leite de soja
• 1/4 de farinha de trigo integral
• 1 colher de chá de fermento em pó
• 1 pitada de sal
• 1 colher de sobremesa de óleo
Para o recheio:
• 1/4 xícara de castanha-do-pará picadas
• 3/4 xícara de damascos picados
• 3/4 xícara de uvas-passas
• 1 colher de sopa de açúcar mascavo
• 1/2 xícara de água
Para a calda:
• suco de 2 laranjas
• 6 colheres de chá de maisena
Modo de Preparo:
Crepe:
1. Coloque todos os ingredientes no liquidificador
2. Tampe e bata por cerca de 5 minutos, até misturar bem
3. Aqueça a frigideira e espalhe duas colheres de sopa de massa, girando de um lado para o outro
4. Deixe até dourar um pouco
5. Vire e doure do outro lado
6. Coloque em um prato
7. Repita a operação até terminar de preparar todas as massas.
Recheio:
1. Coloque tudo em uma panela e leve ao fogo baixo até secar a água
2. Deixe esfriar e recheie os crepes
Calda:
1. Leve ao fogo o suco e a maisena e misture até engrossar
2.Deixe esfriar e jogue sobre os crepes
Fonte: www.anutricionista.com

Banana da terra caramelada

Ingredientes:
• 3 bananas-da-terra maduras
• 1 xícara de água
• 3 colheres de sopa de açúcar
• 1 colher de sopa de manteiga
Modo de Preparo:
1. Descasque as bananas e ponha numa frigideira
2. Junte a água, o açúcar e a manteiga
3. Tampe a frigideira e deixe cozinhar em fogo brando
4. Logo que estejam cozidas, retire a tampa e aumente o fogo, deixando-as levemente carameladas de todos os lados
5. Agite a frigideira constantemente para evitar que grudem nela
Fonte: Tudo Gostoso

Maçãs Apaixonadas

Ingredientes:
• 10 unidade(s) de maçã
• 6 envelope(s) de gelatina vermelha sem sabor
• 500 kg de açúcar
• quanto baste de água para cobrir
Modo de Preparo:
1. Descasque cuidadosamente as maçãs deixando os cabinhos
2. Leve ao fogo com os demais ingredientes até ferver e apurar bem
3. Desligue o fogo e deixe-as dentro da calda para adquirir a cor
4. Vire-as uma vez.
Fonte: Cyber Cook

Cocada de Coco Verde

Ingredientes:
• 2 (duas) xícaras de chá de água de coco
• 1 (um) quilo de açúcar cristal
• coco ralado de dois cocos verdes
• cravo da índia
Modo de Preparo:
1. Numa panela de fundo grosso, coloque a água de coco, o açúcar, os cravos e mexa um pouco
2. Leve ao fogo e deixe ferver
3. Adicione o coco ralado e cozinhe em fogo alto por aproximadamente 20 minutos, mexendo de vez em quando
4. O ponto será atingido quando a mistura ficar cremosa
Fonte: Tudo Gostoso

Flan de Maracujá

Ingredientes:
• 6 a 8 maracujás
• 1 lata de creme de leite
• 1 lata de leite condensado
• 2 envelopes de gelatina em pó sem sabor
Modo de Preparo:
1. Bata no liquidificador a polpa dos maracujás com 1 xícara de água (vá ligando e desligando aos pouquinhos o liquidificador pra não quebrar as sementes)
2. Passe o suco por uma peneira e bata novamente sem as sementes
3. Junte o creme de leite, o leite condensado, a gelatina preparada conforme instruções da embalagem e dissolvida em banho-maria e bata novamente
4. Despeje o creme numa forma para pudim molhada e leve à geladeira por 4 horas.
Fonte: Sumerbol

Flan de Coco

Ingredientes:
• 1 envelope de gelatina em pó sem sabor
• 1 lata de creme de leite
• 1 lata de leite condensado
• 1 vidro de leite de côco
Ingredientes Calda:
• 2 xícaras (chá) de morango
• 1/2 xícara (chá) açúcar
• 1/2 xícara (chá) água
Modo de Preparo:
1. Junte à gelatina 5 colheres (sopa) de água fria e leve ao fogo, em banho-maria, para dissolver
2. Bata no liquidificador o creme de leite com o leite condensado, o leite de côco e a gelatina dissolvida
3. Despeje em uma fôrma com furo central (19cm de diâmetro) molhada e leve à geladeira até endurecer
Modo de preparo calda:
1. Ferva todos os ingredientes da calda e despeje sobre o Flan
2. Deixe esfriar antes de servir
Fonte: Sumerbol

Doce de Frutas

Ingredientes:
• 1 quilo de bananas em rodelas
• 700g de açúcar
• 1 copo de suco de maracujá concentrado da fruta, ou industrializado.
Modo de Preparo:
1. Coloque as bananas na panela, com metade do açúcar
2. Deixe ferver até ele ficar bem líquido
3. Depois, acrescente o suco e o restante do açúcar
4. Mexa o tempo todo, para que não grude no fundo
5. O doce está no ponto quando aparece o fundo da panela
6. É fácil de espalhar, se você quiser usar como recheio
Fonte: Globo Rural

Mini torta de Côco e Leite Condensado

Ingredientes:
Massa:
• 250 gr de farinha de trigo
• 1 unidade(s) de canela em pau
• 125 gr de manteiga
• 25 gr de açúcar de confeiteiro
• 2 colher(es) (sopa) de água gelada(s)
• 1 colher(es) (café) de fermento químico em pó
Recheio:
• 100 gr de coco ralado(s)
• 1 lata(s) de leite condensado
• 2 unidade(s) de gema de ovo
• 50 gr de manteiga gelada(s)
• 1/2 lata(s) de creme de leite
Modo de Preparo:
Massa:
1. Passe no processador,a farinha de trigo,o açúcar de confeiteiro,o fermento em pó e a canela
2. A seguir a manteiga e a água gelada (vá adicionando aos poucos)
3. Bata tudo até ficar uma massa homogênia
4. Coloque essa massa numa fôrma redonda (24 cm) não precisa untar
5. Arrume a massa na fôrma até a metade da borda
6. Faça alguns furos com o garfo e coloque o recheio.Leve ao forno para assar
Recheio:
1. Coloque numa vasilha as gemas o leite condensado,o creme de leite e a manteiga
2. Misture tudo.Reserve
Fonte: Cybercook

Pudim de Côco

Ingredientes:
• 1 xícara (chá) de açúcar para caramelizar a fôrma
• 1 lata de leite condensado
• a mesma medida de leite
• 1 vidro de leite de coco
• 3 ovos
• 1 xícara (chá) de coco ralado fresco
Modo de Preparo:
1. Prepare a calda: numa panela, derreta o açúcar em fogo brando
2. Junte 1/2 xícara (chá) de água fervente, mexa e deixe ferver até obter uma calda fina. Espalhe numa fôrma com furo no meio e reserve
3. Bata no liquidificador o leite condensado, o leite, o leite de coco e os ovos, até ficar homogêneo. 4. Junte o coco ralado, misturando suavemente sem bater
5. Em seguida, despeje a mistura na fôrma, cubra com papel-alumínio e asse em banho-maria, em forno médio (175ºC), por 90 minutos
6. Retire do forno e desenforme depois de frio.
Fonte: Sumerbol

Goiaba Cozida ao Mel

Ingredientes:
• 2 goiabas vermelhas médias
• sem casca e sem sementes
• 4 colheres (sopa) de aveia em flocos
• 4 colheres (sopa) de mel
• 4 bolas de sorvete de creme
Modo de Preparo:
1. Coloque numa panela a aveia, o mel e 1/2 xícara (chá) de água
2. Assim que ferver, junte a goiaba e cozinhe por 10 minutos
3. Retire do fogo
4. Sirva as goiabas com o sorvete de creme
5. Se preferir, decore com biscoitos e salpique mais aveia
Fonte: Sumerbol

Gelatina de Abacaxi com Pedaços de Manga

Igredientes:
• 4 pacotes de gelatina sabor abacaxi
• 3 xícaras (chá) de água quente
• 2 xícaras (chá) de suco de manga
• 2 mangas picadas em cubos
• 1 embalagem de cream cheese (150g)
• 2 colheres (sopa) de açúcar
Modo de Preparo:
1. Dissolva bem a gelatina de abacaxi na água quente
2. Divida em três partes iguais
3. Na primeira, acrescente os cubos de manga e coloque em uma forma untada com um pouco de óleo
4. Leve a geladeira até começar a endurecer
5. Na segunda, misture o suco de manga e coloque sobre a primeira parte (depois que ela estiver firme)
6. Leve a geladeira até começar a endurecer
7. A terceira parte bata no liquidificador com o cream cheese e despeje sobre a gelatina com manga endurecida
8. Leve a geladeira por duas horas
9. Na hora de servir, desenforme
Fonte: Sumerbol

Doce de Banana com Creme de Suspiro

Ingredientes:
Creme:
• 1 litro de leite
• ½ xícara de açúcar
• 4 gemas
• 4 colheres de amido de milho
• 1 colher bem cheia de margarina
Doce de Banana:
• 12 bananas nanicas
• 1 xícara de açúcar
• Suco de ½ limão
• 1/4 xícara de água fervente
Suspiro:
• 4 claras em neve
• 8 colheres de açúcar
Modo de Preparo:
1. Bata no liquidificador os ingredientes do creme, leve ao fogo, mexendo sempre até engrossar
2. Coloque em um refratário grande untando com margarina
3. Leve ao fogo as bananas cortadas em rodelas grossas com o açúcar, deixe até começar a caramelizar o açúcar
4. Acrescente a água e o limão, deixe ferver um pouco
5. Coloque sobre o creme e reserve
6. Bata as claras em neve bem firme, acrescente açúcar aos poucos até ponto de suspiro
7. Coloque sobre o doce, faça desenhos em cima com um garfo e leve ao forno até dourar
8. Sirva gelado
Fonte: Sumerbol

Pudim de Laranja com Leite Condensado

Ingredientes:
• 1 lata de leite condensado
• 1 lata (a mesma) de suco de laranja puro
• 4 ovos
• Açúcar para a calda
Modo de Preparo:
1. Faça uma calda com o açúcar e caramelize a forma
2. Bata o leite condensado, os ovos e o suco da laranja no liquidificador
3. Coloque na forma, leve ao forno em banho-maria por 55 minutos
4. Espere esfriar um pouco e leve ao congelador por uns 10 minutos para que fique mais fácil desenformar
Fonte: Sumerbol

Pedaços de Amor

Ingredientes:
• 1 litro de suco de laranja peneirado
• Meio kg de açúcar
• 4 cravos
• 1 pedaço pequeno de pau de canela
• 7 ovos peneirados
Modo de Preparo:
1. Numa panela coloque 1 litro de suco de laranja peneirado, o açúcar e leve para ferver por +/- 15 minutos até obter uma calda em ponto de fio fraco. OBS: durante a fervura, vá retirando e desprezando a espuma que se forma na superfície
2. Acrescente 4 cravos e 1 pedaço pequeno de pau de canela e abaixe o fogo
3. Sobre a calda (ainda em fogo baixo) despeje lentamente 7 ovos peneirados, sem mexer e deixe ferver por mais 3 minutos
4. Só depois deste tempo e com auxilio de uma colher de pau, mexa o doce na panela, em formato de cruz para “quebrar” os ovos na calda
5. Desligue o fogo e deixe esfriar
6. Depois de frio guarde em compoteira por no máximo 2 dias
Fonte: Receitas Caseiras

Sorvete de Maracujá Light

Ingredientes:
• 3 gemas
• 1 lata de leite condensado light
• 1 xícara (chá) de polpa de maracujá
• 1 lata de creme de leite light
• 9 maracujás para enfeitar (sem a polpa)
Modo de preparo:
1. Bata as gemas com o leite condensado light na batedeira até ficar esbranquiçado
2. Junte a polpa de maracujá e leve ao fogo até obter um creme
3. Retire do fogo e adicione o creme de leite light
4. Leve ao congelador até endurecer
5. Bata mais 3 vezes durante o congelamento, ou a cada 2 horas
6. Para servir: corte a parte superior de maracujás e esvazie a polpa com o auxílio de uma colher
7. Recheie cada uma delas com o sorvete
Fonte: www.dressto.com.br/blog/?cat=17

Merengue de Chocolate ao Creme de Morangos

Ingredientes:
• 250 g de chocolate em barra
• 300 ml de creme de leite fresco
• 4 colheres (sopa) de açúcar
• 400 g de morangos
• 1 ramo de hortelã
• 2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
Modo de Preparo:
1.Pique o chocolate e derreta em uma vasilha metálica em banho - maria
2. Espalhe sobre uma folha de papel manteiga com o auxilio de uma espátula, de modo a obter uma placa fina e regular
3. Deixe esfriar
4. Enquanto isso, bata o creme de leite com o açúcar
5. Lave e seque os morangos, pique a maior parte deles em cubos pequenos
6. Corte os demais em gomos no sentido do comprimento e reserve - os para a decoração
7. Misture os morangos picados com o creme batido em ponto de chantilly, mexendo delicadamente de baixo para cima para manter a aeração
8. Com uma faca fina ligeiramente aquecida, corte a placa de chocolate em 16 retângulos de 8 x 12 cm
9. Coloque o primeiro retângulo de chocolate sobre o prato de servir e cubra com o creme chantilly e com morangos
10. Continue da mesma maneira até terminar os ingredientes, formando um mil folhas com camadas de chocolate alternadas com o creme chantilly com morangos
11.Finalize com uma placa de chocolate e decore a superfície com os gomos de morango
12.Salpique com açúcar de confeiteiro e enfeite com folhas de hortelã lavadas e secas
Fonte: Tudo Gostoso

Torta de Limão

Ingredientes:
Massa:
• 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
• 200gr de manteiga
• 2 gêmas
Recheio:
• 400gr de leite condensado
• 4 gêmas
• 1/2 xícara (chá) de suco de limão
Cobertura:
• 4 claras
• 8 colheres (sopa) de açúcar
Modo de Preparo:
Massa
1. Misture a farinha, a manteiga e as gemas, até obter uma massa lisa
2. Leve à geladeira por 10 minutos
3. Forre o fundo e as laterais de uma forma desmontável com a massa e leve ao forno médio por 25 minutos
Recheio:
1. Bata no liqüidificador o leite condensado, as gemas e o suco de limão
2. Despeje sobre a massa reservada
Cobertura:
1. Bata as claras em neve
2. Acrescente o açúcar e bata até ficar bem firme
3. Espalhe sobre o recheio formando picos
4. Leve ao forno quente até dourar (cerca de 15 minutos)
5. Sirva fria
Fonte: Receita Doce

Bombom de Brigadeiro Branco com Chocolate e Frutas

Ingredientes:
• 1 lata de leite condensado
• 2 latas de creme de leite
• 4 colheres de achocolatado em pó
• 2 colheres de margarina
• 200g de chocolate meio amargo
•15 uvas (ou morango, abacaxi, pêssego)
Modo de Preparo:
1. Em uma panela coloque o leite condensado, a margarina e o achocolatado em pó
2. Mexa até desgrudar da panela
3. Desligue o fogo e acrescente 1 lata de creme de leite
4. Mexa bem e coloque em um refratário
5. Espere esfriar e coloque as uvas por cima
Cobertura:
1. Derreta o chocolate meio amargo e adicione 1 lata de creme de leite mexendo bem
2. Jogue a cobertura por cima das frutas até cobrir
3. Leve à geladeira por 30 minutos
Fonte: Tudo Gostoso

Doce de Abóbora com Côco

Ingredientes:
• 300g de abóbora em cubos
• 1/2 xícara de agua
• 4 colheres sopa de açúcar
• 2 cravos da índia
• 1 pau de canela
• 4 colheres sopa de coco fresco ralado
Modo de Preparo:
1. Misture os ingredientes, menos o coco ralado, e leve ao fogo com a panela tampada, mexendo de vez em quando até começar a demanchar
2. Retire do fogo acrescente o coco ralado e sirva frio
Fonte: Tudo Gostoso

Merengue com Morango

Ingredientes:
• 2 xícaras (chá) de suspiro picados
• 3 xícaras (chá) de morangos
• 3 xícaras (chá) de chantilly
• 1 colher (chá) de água de rosas
• 1 colher (chá) de açúcar
Modo de Preparo:
1.Para fazer creme chantilly, coloque o creme de leite fresco e um pouco de açúcar numa batedeira e bata, em velocidade baixa até obter um creme consistente
2.Não bata por muito tempo pois o creme pode virar manteiga
3.Já o suspiro, é mais fácil comprar na padaria
4.Com um garfo, esmague bem uma xícara de morangos e misture bem com uma xícara de chantilly
5.Corte o restante dos morangos em fatias, polvilhe com açúcar e regue com a água de rosas
6.Misture um pouco com as mãos e deixe macerando por alguns minutos
7.Escolha 4 taças (ou copos de vidro) e vá colocando camadas alternadas de chantilly de morango, suspiro, fatias de morango e creme chantilly
8.Leve a geladeira em seguida
Fonte: Tudo Gostoso

Manjar de Uva

Ingredientes:
• 500 g de uva Itália
• 1/2 litro de água
• 2 colheres (sopa) de maisena
• 2 colheres (sopa) de açúcar
Modo de Preparo:
- Lave as uvas, solte-as do cacho, corte-as ao meio e tire as sementes
- Numa panela, coloque a água fria e as uvas e deixe ferver por 5 minutos. Logo em seguida, coe e reserve a água. Passe as uvas por uma peneira
- Numa panela, coloque a água, a polpa, adicione a maisena e o açúcar, e leve ao fogo para engrossar
- Assim que atingir uma consistência bem cremosa, coloque o manjar num pirex e leve-o à geladeira por 4 horas. Sirva gelado
Fonte: Bacaninha

Pudim de Abóbora

Ingredientes:
• 1 lata de leite condensado
• 3 xícaras de doce de abóbora cozido em cravo e canela
• 2 ovos
• 1 colheres de sopa de farinha de trigo
Modo de Preparo:
- Bata todos os ingredientes no liquidificador
- Despeje em forma caramelizada, e cozinhe em banho-maria, em forno alto por 30 minutos
- Desenforme frio
Fonte: Bacaninha

Doce de Manga em Calda

Ingredientes:
• 6 mangas (2,8 kg)
• 1 1/2 xícara de açúcar
• 1 casca de limão
Modo de Preparo:
- Descasque as mangas e corte em fatias finas. Reserve
Numa panela, coloque o açúcar com 1 1/2 xícara de água e a casca de limão e leve ao fogo até obter uma calda com a consistência de mel (que desliza entre os dedos)
- Adicione as mangas e deixe ferver por 5 minutos
- Retire do fogo, deixe esfriar e leve para gelar
- Sirva gelada
Fonte: Bacaninha

Creme de Papaia

Ingredientes:
• 2 papaias médias
• 2 xícaras (chá) de sorvete de creme
• 1 cálice de licor de cassis
Modo de Preparo:
- No liquidificador, coloque o sorvete e as frutas sem os caroços e as cascas
- Bata por 2 minutos
- Coloque em taças individuais e regue com o licor
- Sirva a seguir
Fonte: Bacaninha

Delícia de Laranja

Ingredientes:
• 1/2 colher (sopa) de gelatina em pó sem sabor, branca
• 1 xícara (chá) de suco de laranja
• 1 colher (sopa) de casca de laranja, ralada
• 1 colher (sopa) de suco de limão
• 3 claras em temperatura ambiente
• 1/4 de xícara de açúcar (ou 45 gramas)
Modo de Preparo:
- Numa panela, polvilhe a gelatina sobre 1/4 de xícara do suco de laranja e deixe hidratar por 5 minutos. Depois, dissolva em fogo baixo
- Retire do fogo, junte o suco de laranja restante, a casca de laranja e o suco de limão. Mexa e reserve numa tigela
- Bata as claras com o açúcar até formar picos firmes
- Coloque a tigela com a mistura de laranja sobre uma bacia com água e gelo e mexa para engrossar. Em seguida, despeje sobre as claras batidas e mexa delicadamente, até ficar com a cor uniforme
- Coloque em taças e leve à geladeira por cerca de 4 horas
Fonte: Bacaninha

Taças de Abacaxi

Ingredientes:
• 4 fatias de abacaxi cortadas em cubos
• 4 colheres (sopa) de Curaçao
• 1 xícara de biscoitos Maizena
• 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina em temperatura ambiente
• 2 colheres (sopa) de açúcar
Modo de Preparo:
- Misture o abacaxi com o licor
- Distribua em 4 taças
- Reserve
- Misture o biscoito moído com a manteiga e o açúcar
- Divida a farofa de biscoito sobre o abacaxi nas taças
- Sirva gelado
Fonte: Bacaninha

Doce de Casca de Banana

Ingredientes:
• 1kg de banana (caturra, d’água, casca-verde ou nanica)
• cascas de cinco bananas (as cascas não podem estar muito maduras)
Para a Calda:
• 1/2kg de açúcar cristal
• 3 colheres de sopa de suco de limão
• 200ml de água
Modo de Preparo:
- Em água corrente, lave bem as bananas com casca. Corte as cascas bem picadinhas e reserve. Cozinhe bananas inteiras com um pouco de água. Após bem cozidas, adicione a calda em ponto de fio, o suco de limão e as cascas bem picadinhas
- Deixe cozinhar por mais cinco minutos e desligue
Calda em Ponto de Fio:
- Coloque o açúcar e o suco de limão com água para cozinhar até ponto de fio, de modo que permaneça transparente
Fonte: www.pratofeito.com.br

Bolo de Macaxeira com Calada de Laranja

Ingredientes:
Bolo:
• 1 kilo de macaxeira cozida (sem fiapos e fria)
• 1 vidro de leite de coco
• 100 gr. de coco ralado
• 2 colheres de sopa de queijo ralado
• 2 colheres de margarina
• 2 xícaras e meia de açúcar
• 6 ovos inteiros
• 1 xícara de leite
• 2 colheres de sopa de amido de milho
Cobertura:
• 1 xícara de suco de laranja meia xícara de açúcar
• 2 colheres de sopa de maizena amido de milho
Modo de Preparo;
Bolo:
Bater tudo no liquidificador. colocar num pirex retangular untado com manteiga. Levar ao forno médio por trinta minutos ate dourar
Cobertura:
Misturar tudo e levar ao fogo para engrossar, depois de engrossar coloque em cima do bolo.
Fonte: Mais Você

Geleia de Morango

Ingredientes:
• 2 colheres (sopa) de suco de limão
• 5 xícaras de morangos
• 4 xícaras de açúcar
Modo de Preparo:
O melhor é trabalhar com morangos pequenos, mas nem sempre é possível encontrá-los no supermercado ou na feira. Portanto, escolha os mais vermelhos, lave-os em água corrente e retire os talos com uma faca - não basta arrancá-los
Corte os morangos em duas metades (deixando alguns inteiros mesmo) e coloque-os em uma panela (de preferência de aço inoxidável). Adicione o açúcar e misture com uma colher de pau. Leve ao fogo baixo e cozinhe até que os morangos comecem a soltar líquido. Assim que começar a ferver, aumente o fogo
Cozinhe por cerca de 15 minutos. Depois, com o fogo ainda ligado, verifique (com cuidado e a ajuda da colher de pau) se a mistura está solta - ou seja, se não grudou no fundo da panela. Mantenha o fogo aceso e vá balançando a panela para testar a consistência. O ponto ideal é quando se inclina a panela e não se vê mais o inox do fundo
Quando a mistura estiver pronta, retire-a do fogo e junte o suco de limão. Misture bem e transfira para vidros esterilizados
Fonte: Especial para Terra

Rocambole de Goiaba

Ingredientes:
• 5 unidade(s) de ovo
• 1 1/2 xícara(s) (chá) de açúcar
• 1 1/2 xícara(s) (chá) de farinha de trigo
• 1 colher(es) (sopa) de fermento químico em pó
• quanto baste de raspas de limão
Recheio:
• Quanto baste de goiabada
Modo de Preparo:
Para a massa bata bem as claras em neve e acrescente as gemas com o açúcar. Volte a bater. Coloque a farinha e raspas de limão, bate mais um pouco. Por último coloque o fermento misturado em 1/4 de água. Leve para assar
Recheio:
Para montar coloque a massa em um pano úmido, espalhe o recheio, enrole e deixe descansando no pano por meia hora para só então desenrolar. Polvilhe com açúcar de confeiteiro
Fonte: www.boasreceitas.com

Pudim de Laranja

Ingredientes:
• 2 xícaras (chá) de leite
• 1 xícara (chá) de açúcar
• 5 colheres (sopa) de maizena
• 2 xícaras (chá) de suco de laranja
Modo de Preparo:
1- Bata todos os ingredientes no liquidificador
2- Leve ao fogo, mexendo sempre até engrossar (cerca de 10 minutos)
3- Despeje em forma (média) caramelizada com 3 colheres (sopa) de açúcar
4- Desenforme depois de frio
Fonte: www.boasreceitas.com

Pavê de Limão Rápido

Ingredientes:
• 1 pacote(s) de biscoito maisena
• 1 lata(s) de leite condensado Mococa
• 1/2 caixinha(s) de creme de leite Mococa
• 1/2 xícara(s) (chá) de suco de limão
Modo de Preparo:
Misture o leite condensado e o limão. Acrescente o creme de leite e reserve por 10 minutos. Em uma travessa quadrada (não muito grande) disponha camadas de creme e de biscoito. As camadas de creme devem ser bem fininhas, somente o suficiente para cobrir o biscoito. Termine com creme e decore com raspinhas de limão. Leve para gelar por 6 horas
Fonte: www.boasreceitas.com

Pavê de Morangos

Ingredientes:
• 1 pacote (200g) de biscoito wafle (morango ou chocolate)
• Suco de 1 laranja
• 160g de suspirinho (merenguinho assado)
• 500g de morangos picados (separe alguns p/ enfeitar)
• 300g de creme de leite fresco (nata)
• 5 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
Creme:
• 1 lata de leite condensado
• 2 xícaras de leite
• 2 gemas peneiradas
• 1 colher de sopa de açúcar de baunilha
• 2 colheres de sopa de amido de milho
Decoração:
• Chocolate granulado branco
• 6 morangos inteiros
Modo de Preparo:
- Dissolva o amido de milho no leite e junte todos os demais ingredientes do creme, leve ao fogo, mexendo sempre, até engrossar e deixe esfriar
- Bata o creme-de-leite fresco com o açúcar confeiteiro, até o ponto de chantilly, é rápido, cuidado para não virar manteiga
- Coloque uma parte do creme dentro de um refratário e depois acomode o biscoito waffer em pé , em toda a volta , se precisar , quebre um lado do biscoito para ficar na altura do prato e espalhe o biscoito que sobrar , no fundo do prato, cubra com metade do morango , suspiro, suco de laranja , mais morango e depois com o restante do creme de baunilha
- Espalhe o chantilly , decore com chocolate granulado branco e morangos inteiros
Fonte: www.boareceita.com.br

Maçã do Amor

Ingredientes:
• 6 maçãs
• 6 palitos de sorvete
Calda:
• 1/2 xícara de chá de glucose de milho ( Karo )
• 2 xícaras de chá açúcar
• 4 gotas de corante vermelho
Modo de Preparo:
- Lave as maçãs e enxágüe bem
- Introduza um palito de sorvete no local do cabo
- Reserve
Calda:
- Em uma panela, coloque o açúcar e a glucose
- Leve ao fogo e deixe ferver por aproximadamente 8 minutos (não mexa mais)
- Após isto, junte as 4 gotas de corante
- Cozinhe por aproximadamente um minuto e desligue
- Passe pela calda as maçãs reservadas
- Coloque-as sobre uma assadeira virada ao contrário e untada com manteiga
- Deixe secar
Fonte: www.boareceita.com.br

Surpresinha de Laranja

Ingredientes:
• 1 xícara e meia (chá) de creme de leite fresco
• suco de 2 laranjas
• 400 g de doce de leite cremoso
• raspas de 2 laranjas
• 1 xícara (chá) de queijo minas cortado em cubinhos (+/-)
Modo de Preparo:
1- Numa panela média coloque o creme de leite fresco e suco de laranjas e leve ao fogo médio. Deixe ferver por uns 10 minutos
2- Desligue o fogo e junte 400 g de doce de leite cremoso e raspas de 2 laranjas e misture vigorosamente com auxilio um batedor de arame até obter um creme liso
3- Transfira o creme para tigelinhas (de 150 ml cada) e leve para gelar por no mínimo 4 horas e tomar consistência. Polvilhe 1 xícara (chá) de queijo minas cortado em cubinhos e sirva gelado
Fonte: Mais Você

Bolinhos de Laranja Light

Ingredientes:
• 3 ovos
• 1 colher (sopa) de fermento em pó
• 1 xícara (chá) de suco de laranja
• 2 xícaras (chá) de creme de arroz
• 1 xícara (chá) de açúcar
• 1/2 xícara (chá) de óleo
Modo de Preparo:
Bata no liquidificador os ovos com o açúcar, o óleo. Coloque em um recipiente esta mistura e adicione o creme de arroz aos poucos misturado ao fermento. Por último adicione o suco aquecido. Distribua em 12 forminhas de papel ou de alumínio descartável e leve para assar
Fonte: www.muitomaisreceitas.com.br

Bella de Morango

Ingredientes:
Creme amarelo:
• 1 lata de leite condensado
• 1 medida da lata de leite condensado de leite
• 3 colheres de sopa de maizena (diluída no leite)
• 1 gema sem pele
• 1 colher de sobremesa de baunilha
• 1 creme de leite em lata sem soro
• 2 caixinhas de morango
Creme de chocolate:
• 250 g de chocolate ao leite
• 1 creme de leite em lata sem soro
• 5 morangos para finalização
Modo de Preparo:
Creme amarelo:
- Bata no liquidificador o leite condensado, o leite, a maizena que deve ser dissolvida na medida de leite, a gema e a baunilha, bata só para dar uma misturada, é rápido
- Leve esse liquido ao fogo baixo uma panela, mexa sem parar senão pode empelotar
- Ele tem que ficar como um mingau, demora uns 35 a 40 minutos
- Espere esfriar e misture 1 lata de creme de leite sem soro e assim que estiver na temperatura ambiente passe o creme para um refratário bem bonito
- Coloque os morangos lavados e inteiros, pois se cortar o morango vai soltar água no creme e vai ficar aguado
Creme chocolate:
- Derreta em banho maria o chocolate ao leite
- Misture o creme de leite sem soro, coloque sobre o creme amarelo e enfeite com alguns morangos
Fonte: Tudo Gostoso

Bolo de Cenoura com Aveia

Ingredientes:
Massa:
• 2 cenoura lavadas, descascadas e cortadas em rodelas
• 2 xícaras (chá) de açúcar (320 g)
• 3 ovos
• 1 xícara (chá) de óleo (200 ml)
• 2 ½ xícaras (chá) de farinha de aveia para uso culinário (230 g)
• 1 colher (sopa) de fermento químico em pó
Cobertura:
• 2 colheres (sopa) de margarina
• 4 colheres (sopa) de chocolate em pó
• 4 colheres (sopa) de açúcar
Decoração:
• 2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
Modo de Preparo:
Massa:
- bata a cenoura, o açúcar, os ovos e o óleo no liqüidificador até formar uma massa homogênea. Transfira para um refratário e acrescente a farinha e o fermento. Coloque a massa em uma forma redonda de furo central untada e enfarinhada e asse em forno, preaquecido, a 180°C por cerca de 45 minutos. Espere o bolo ficar morno e desenforme-o sobre um prato
Cobertura: - Leve todos os ingredientes ao fogo, mexa até que se misturem por completo. Faça furos no bolo e despeje a cobertura
Decoração:
- polvilhe o açúcar de confeiteiro sobre o bolo para decorar
Fonte: Quaker - Consultoria Culinária

Pudim de Abacaxi

Ingredientes:
• 1 abacaxi pérola descascado
• 150 g de açúcar de confeiteiro
• 100 g de açúcar mascavo
• 50 ml de água
• 6 ovos
• Meia xícara (chá) de rum
• 1 colher (sopa) de farinha de trigo
Modo de Preparo:
1º - Corte duas rodelas grossas de 1 abacaxi pérola descascado e depois em cubinhos (+/- 250g ). Reserve. Bata o restante do abacaxi no liquidificador e coe
2º - Numa panela FORA DO FOGO coloque os cubinhos do abacaxi, o abacaxi batido e o açúcar de confeiteiro. Misture para dissolver o açúcar de confeiteiro e leve a panela ao fogo médio. Quando começar a ferver conte 15 minutos e desligue o fogo. Deixe esfriar esta calda de abacaxi
3 º - Numa outra panela faça um caramelo com o açúcar mascavo e a água, distribua somente no fundo das forminhas. Reserve
4 - Num liquidificador coloque os ovos, o rum, a farinha de trigo e a calda de abacaxi já fria. Bata bem e distribua em forminhas caramelizadas. Cozinhe as forminhas em banho-maria em forno previamente aquecido a 220 graus durante 40 minutos. Desenforme morno e sirva gelado
Fonte: Mais Você

Trufas de Morango- Prática

Ingredientes:
• 1 xícara de chá de creme de leite sem o soro
• 1 pacote de gelatina de incolor
• 1 Caixa de morango
• 1 xícara de chá de chocolate branco derretido
• 300 g de chocolate ao leite
• 300 g de chocolate meio-amargo
• cacau em pó a gosto
Modo de Preparo:
1- Numa panela leve ao fogo o creme de leite sem o soro com um pacote de gelatina e os morangos batidos. Mexa sem parar até começar a levantar fervura. Desligue o fogo
2 - Adicione o chocolate branco derretido e misture bem. Leve à geladeira num recipiente raso.(Dica: se você estiver com pressa, coloque no congelador)
3- Enquanto, isso derreta o chocolate ao leite com o chocolate meio-amargo e deixe amornar
4 - Quando estiver mais firme, retire a massa da geladeira (ou congelador), modele as trufas e banhe-as nos chocolates derretidos. Coloque para secar sobre papel manteiga e passe sobre cacau em pó
Fonte: Mais Você

Gelatina ao Creme com Morangos

Ingredientes:
• 2 caixas de gelatina sabor morango
• 1 lata de leite condensado
• 1 lata de creme de leite
• 1 e 1/2 latas de leite (use a medida do leite condensado)
• 2 colheres (sopa) de maizena
• 1 caixa de morangos cortados ao meio (limpos e sem folhas)
Modo de Preparo:
- Dissolva a gelatina conforme as instruções da embalagem
- Reserve
- Em uma panela coloque o leite condensado, o creme de leite e metade do leite
- Mexa sem parar em fogo brando
- Misture a maizena no restante do leite e acrescente ao creme
- Mexa até ficar um creme consistente
- Deixe esfriar
- Em um refratário de vidro, espalhe o creme e coloque os morangos cortados ao meio, por cima
- Com uma colher coloque a gelatina por cima dos morangos
- Leve para gelar por aproximadamente 3 horas
Fonte: Tudo Gostoso

Panqueca de Morango

Ingredientes:
Massa:
• 1 1/2 copos (americano) de leite
• 2 ovos
• 1 xícara (chá) de trigo
Recheio:
• 1 lata de leite condensado
• 2 latas da mesma medida de leite
• 1 gema
• 3 colheres (sopa) de maizena
Suspiro:
• 4 claras
• 8 colheres (sopa) de açúcar
Calda de morango:
• 500 g de morangos
• 200 g de açúcar
• 1 xícara (chá) de morangos picados
Modo de Preparo:
- Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador
- Em uma frigideira untada com óleo, faça panquecas finas, colocando a massa na frigideira com uma concha
- Reserve as panquecas
- Bata todos os ingredientes do recheio no liquidificador
- Transfira para uma panela e cozinhe em fogo brando, mexendo sempre, até engrossar
- Leve à geladeira e depois de frio recheie as panquecas
- Para o suspiro, bata as claras em neve com o açúcar
- Para a calda, bata os morangos e o açúcar no liquidificador
- Coloque as panquecas em um refratário, cubra com suspiro e depois com a calda e os morangos
Fonte: Tudo Gostoso

Muffins de Cenoura

Ingredientes:
• 1/2 xícara de óleo
• 3 cenouras médias cortadas em pedaços
• 4 ovos
• 2 xícaras de açúcar
• 3 xícaras de farinha de trigo com fermento
Cobertura:
- Cobertura sabor chocolate fracionado derretido (se quiser use chocolate derretido)
- Confeito granulado na cor laranja (opcional)
Modo de Preparo:
- No liquidificador coloque todos os ingredientes da massa, menos a farinha, bata muito bem , até triturar por completo a cenoura
- Junte a farinha, delicadamente
- Coloque em formas de empada grande , farntamente untadas ou forradas com pelotines de papel e leve ao forno , temperatura média/baixa para dourar e assar
- Desenforme os bolinhos e banhe com cobertura de chocolate e enfeite com os confeitos
Fonte: Tudo Gostoso

Salpicão Verde

Ingredientes:
• 5 xícaras (chá) de casca de melancia ralada
• 1 l de água
• 300 g de peito de frango cozido desfiado
• 1 1/2 xícara (chá) de salsão cortado em fatias
• 1/2 xícara (chá) de cebola em fatias
• 1 colher (sopa) de salsa picada
• 1 1/2 limão
• 1 1/2 xícara (chá) de maionese
• Fio de azeite
• Pimenta do reino branca a gosto
• 1 xícara de uva passa
• 2 colheres de nozes picadas
Para o cozimento da casca ralada:
• 1/2 cebola cortada em 4
• 1 alho espremido
• 2 folhas de louro
• 1 sachê de caldo de legumes
• Pimenta do reino em grão
• Sal a gosto
Modo de Preparo:
- Lave a melancia com uma escovinha
- Corte em pedaços e retire a polpa (parte vermelha). Rale a casca com ralo fino ou processador com disco pequeno. Cozinhe as cascas raladas nos temperos até que fiquem macias
- Escorra. Misture as cascas com o peito de frango, o salsão e a cebola. Tempere com o sal, o azeite, a pimenta branca, o limão e misture a maionese, as uvas passas e as nozes. Sirva gelado.
Fonte: Mais Você

Molho - Caramelo de Laranja

Ingredientes:
• 1 xícara de açúcar
• 1 e 1/4 xícara de suco de laranja peneirado
• 3 colheres (chá) de cascas de laranja cortadas tirinhas bem finas
Modo de Preparo:
Numa panela pequena, misture o açúcar e 1/4 de xícara de água e leve ao fogo lento, mexendo com colher de metal até dissolver. Com um pincel molhado em água fria, vá lavando os cristais de açúcar que se formarem nas bordas. Deixe ferver, SEM MEXER, apenas movimentando a panela, até obter um caramelo espesso e dourado. Com cuidado, junte 1 xícara do suco e a julienne de laranjas, misture com colher de metal e deixe a mistura cozinhar até que o açúcar fique completamente dissolvido
Retire do fogo, deixe a mistura esfriar e junte o suco de laranja restante (1/4 xícara.). Deixe o molho esfriar, coberto. Este molho pode ser preparado com 2 dias de antecedência e conservado em recipiente coberto, em geladeira
Fonte: www.nativealimentos.com.br

Creme Brûllée

Ingredientes:
• 600 ml creme de leite fresco
• fava de ½ baunilha (ou 6 gotas de essência de baunilha)
• 1 pedaço de casca de laranja
• 150 g açúcar
• 2 ovos
• 6 gemas
• açúcar refinado para caramelizar
Modo de preparo:
Numa panela em fogo médio coloque o creme de leite fresco, a baunilha aberta e a casca de laranja e deixe ferver. Desligue o fogo, coe e reserve o líquido
Numa tigela, coloque o açúcar, os ovos e as gemas e bata com um batedor de arame até formar um creme fofo. Acrescente o creme de leite fresco coado e bata vigorosamente
Coloque a tigela sobre uma panela com água, em fogo médio (banho-maria), e mexa sempre enquanto cozinha, até engrossar
Divida a mistura sobre 4 tigelinhas e leve para a geladeira por 2 horas
Retire da geladeira e polvilhe açúcar. Com o auxílio de uma colher quente (Dica: coloque a colher sobre a chama do fogão até ficar bem quente) caramelize o açúcar, encostando a colher. (Ou utilize um maçarico de culinária). Sirva a seguir
Fonte: Mais Você

Pizza de Maçãs

Ingredientes:
Massa:
• 2 xícaras de farinha de trigo
• 1/4 colher (chá) de sal
• 2/3 xícaras de gordura vegetal, cortada em pedacinhos
• 5-7 colheres (sopa) de água gelada
Cobertura:
• 7 xícaras ( 5-7 unidades) de maçãs ácidas, descascadas,cortadas em fatias não muito finas
• 1/2 xícara de açúcar normal ou açucar orgânico
• 1 colher (chá) de canela em pó
• 1/4 colher (chá) de noz-moscada em pó
• 1/4 xícara de farinha de trigo
• 100g de manteiga ou margarina gelada
Modo de Preparo:
Massa:
Peneire juntos a farinha de trigo e o sal. Incorpore a gordura e misture com a ponta dos dedos, para obter um farelo. Borrife metade da água, misture rapidamente e adicione mais água, apenas até obter massa úmida. Forme uma bola, soltando das mãos. Com rolo ligeiramente enfarinhado, abra a massa sobre o papel-alumínio, em espessura mais fina possível, sem deixar que fure. Recorte as beiradas com cortador de pastéis. Transfira a massa com o papel-alumínio 100g de manteiga ou margarina gelada
Cobertura:
Espalhe as fatias de maçãs. Em uma tigela, misture os ingredientes secos e incorpore a manteiga, aos pedacinhos, formando um farelo. Cubra as maçãs com essa mistura e leve ao forno pré-aquecido, moderado, (180ºC), durante aproximadamente 30 minutos, até assar e dourar. Sirva quente ou morna. Se desejar, acompanhe de creme chantilly ou sorvete
Fonte: www.nativealimentos.com.br

Pudim de pão com bananas

Ingredientes:
• 02 pães amanhecidos
• 02 ovos
• 02 copos de leite
• 10 colheres de açúcar
Modo de Preparo:
- Bata todos os ingridientes no liquidificador
- Faça uma calda de açucar e depois que derreter o açúcar acrescente uma banana picada junto com água e deixe encorpar a calda, coloque banana fatiadas no fundo e laterais da forma, despeje a massa e deixe assar por aproximadamente 30 min dependendo do forno
- Desenforme ainda quente
Fonte: www.iserv.com.br

Tortinha de Abacaxi Light

Ingredientes:
Massa:
• 1 clara
• 2 colheres (chá) de fermento em pó
• 4 colheres (sopa) de margarina light
• 3 colheres (sopa) de adoçante dietético em pó forno e fogão
• 1 pitada de sal
• 1 xícara (chá) de farinha de trigo
Recheio:
• 3 colheres (chá) de gelatina incolor sem sabor em pó
• 7 colheres (sopa) de adoçante dietético em pó forno e fogão
• folhas de 1/2 maço médio de hortelã
• 1/2 abacaxi médio cortado em pedaços pequenos
Preparo da Receita:
Massa:
Peneire numa tigela a farinha de trigo com o sal, o adoçante e o fermento. Misture 3 colheres (sopa) de margarina e a clara. Transfira a massa para uma superfície lisa e sove delicadamente até ficar lisa e maleável. Embrulhe com filme plástico e deixe descansar na geladeira por 15 minutos. Com a margarina restante, unte 10 assadeiras de fundo removível e capacidade para 70 ml cada uma. Passado o tempo, abra a massa numa superfície lisa e corte 10 círculos com um cortador de 8 cm de diâmetro. Forre o fundo e as laterais das assadeiras com a massa. Leve ao forno por 15 minutos, ou até dourar. Retire do forno e reserve.
Recheio:
Coloque numa panela o abacaxi e 3 colheres (sopa) de adoçante. Leve ao fogo e cozinhe, mexendo de vez em quando, até o abacaxi ficar transparente. Reserve. Numa tigela refratária, hidrate a gelatina em 4 colheres (sopa) de água. Em seguida, leve ao fogo, em banho-maria, até a gelatina dissolver. Retire do fogo e misture o doce de abacaxi. Distribua sobre as massas e leve à geladeira por 2 horas, ou até o recheio ficar firme. Bata por 1 minuto no processador as folhas de hortelã com o adoçante restante e 1/2 xícara (chá) de água. Despeje numa panela, leve ao fogo e cozinhe, sem mexer, por 8 minutos, ou até obter uma calda. Retire do fogo e deixe esfriar. No momento de servir, regue as tortinhas com a calda e decore com folhas de hortelã.
Fonte: www.muitomaisreceitas.com.br

Barra de Maçã e Morango

Ingredientes:
Barrinha:
• 1 xícara de granola sem açúcar
• 4 colheres de sopa de farinha de trigo integral
• 2 colheres de sopa de óleo de girassol
• 2 colheres de sopa água fria
Calda 1:
• 2 colheres de sopa de suco de laranja
• 1 colher de chá de canela em pó
Recheio:
• 1 maçã cortada em fatias finas
• 1/2 caixa de morangos lavados e cortados ao meio.
Modo de preparo:
Barrinha:
Numa tigela, juntar o cereal, a farinha integral, metade da quantidade de adoçante e o óleo. Trabalhar a massa e acrescentar a água aos poucos até obter uma massa homogênea, ligada e úmida
Calda 2
Preparar uma calda com o suco, o restante do adoçante e a canela: levar ao fogo até levantar fervura e reservar
Montagem:
Num refratário pequeno (16,5cm x 21cm) untado, distribua 2/3 da massa. Apertar bem para ficar firme. Cobrir a massa com uma camada de maçãs fatiadas e sobre elas disponha os morangos. Cobrir a preparação com o restante da massa. Regar com a calda reservada. Levar ao forno médio, pré aquecido, coberta com papel alumínio por 15 minutos. Retirar o papel e assar mais 10 minutos ou até o preparo ficar firme e começar a dourar nas laterais. Desenformar depois de fria, cortar em barrinhas e servir
Fonte: www.vegetarianismo.com.br

Pudim Light de Morango

Ingredientes:
• 1 pote de iogurte com polpa de morango
• 1 xícara de leite desnatado
• 2 colheres (sopa) de maisena
• 6 gotas de adoçante
• 4 colheres (sopa) de geléia dietética de morango.
Modo de Preparo:
Leve ao fogo o leite e a maisena, mexendo sem parar, até que engrosse. Espere esfriar ligeiramente, acrescente o iogurte e o adoçante, mexendo para que se incorporem
Coloque em forminhas individuais e leve à geladeira. Dissolva a geléia em 2 colheres (sopa) de água gelada. Desenforme, enfeite com a calda gelada de geléia de morangos. Sirva frio
Fonte: www.acessa.com

Frozen Iogurte de Melão com Hortelã

Ingredientes:
• polpa de 1 melão
• 20 folhas de hortelã
• 1 envelope de gelatina incolor sem sabor
• 2 xícaras (chá) de iogurte natural desnatado
• 1/2 xícara (chá) de leite em pó desnatado
• adoçante a gosto
• 4 colheres (sopa) de açúcar
Modo de Preparo:
Pique a metade do melão em pedaços bem pequenos e reserve. Pique a outra metade e bata no liquidificador com as folhas de hortelã, a gelatina dissolvida conforme as instruções da embalagem, o iogurte, o leite e o adoçante. Despeje numa tigela, cubra com filme plástico e leve ao congelador por 2 horas, ou até o creme começar a cristalizar na borda da tigela
Retire a mistura do congelador, transfira para a batedeira e bata por 3 minutos. Volte ao congelador por mais 1 hora, ou até ficar firme e cremoso
Calda: coloque o melão reservado em uma panela, junte o açúcar e 5 colheres (sopa) de água. Leve ao fogo e cozinhe, mexendo de vez em quando e com cuidado, por 10 minutos, ou até obter uma calda levemente encorpada. Retire do fogo e deixe esfriar. No momento de servir, retire o frozen do congelador e distribua-o em taças. Cubra com a calda de melão e sirva em seguida
Fonte: Terra - Revista Água na Boca

Queques de Creme e Morango

Ingredientes:
Massa:
• 300 gr de farinha de trigo
• 150 gr de açúcar
• 100 ml de leite
• 75 gr Manteiga
• 2 ovos
• 1 colher de chá de fermento em pó
Creme:
• 50 gr de farinha de trigo
• 50 gr de açúcar
• 1 gema
• 8 colheres de sopa de leite
• casca de 1 limão
Para decorar:
• Morango e açúcar
Modo de Preparo:
- Num recipiente, coloque a farinha, o fermento em pó e o açúcar
- Misture tudo muito bem e junte a manteiga derretida, os ovos, o leite e continue a bater muito bem
- Coloque forminhas de papel frisado dentro das fôrmas de queques e encha-as até 2/3 de sua capacidade
- Leve ao forno a 180ºC, durante 20 minutos
Creme:
- Misture o açúcar com a farinha e a gema. Ferva o leite com a casca de limão e adicione, aos poucos, à mistura anterior
- Leve novamente ao fogo até engrossar
- Retire do fogo, elimine a casca de limão e deixe arrefecer
- Coloque uma colher (chá) de creme sobre cada bolinho
- Para finalizar, decore com rodelas de morangos
- Polvilhe com açúcar e sirva frio
Fonte: Batuque na Cozinha

Bolo Cremoso de Batata

Ingredientes:
• 1 colher(chá) de fermento em pó
• 2 colheres (sopa) de manteiga
• 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
• 1 xícara (chá) de farinha de trigo
• 1 Kg de batata
• 1 kg de açúcar
• leite de coco
• 6 ovos
• sal
Modo de Preparo:
- Descascar as batatas e levar ao fogo numa panela com água suficiente para cobrí-las e 1 colher (sobremesa) de sal. - Cozinhar até que fiquem macias, reduzir a pure e reservar. - Colocar numa tigela o açúcar, as gemas, a manteiga e o pure de batatas
- Bater durante 5 minutos
- Adicionar a farinha de trigo, o leite de coco e o queijo parmesão e bater por mais 10 minutos
- Juntar as claras em castelo, misturar tudo e acrescentar o fermento
- Tornar a misturar delicadamente
- Despejar a massa numa forma redonda untada de manteiga
- Levar ao forno regular e assar durante 1 hora e 40 minutos
- Desenformar só depois de frio
Fonte: www.livrodereceitas.com

Brigadeiro de Morango

Ingredientes:
• 250g de chocolate ao leite
• 1 lata de creme de leite em temperatura ambiente e sem soro
• 1 lata de leite condensado
• 1 colher de sobremesa de manteiga
• 1 caixa de morangos picados ao meio
Modo de Preparo: - Numa panela coloque a manteiga, derreta no fogo quente e acrescente o leite condensado. Mexa sem parar até que desgrude do fundo da panela
- Desligue o fogo e reserve
- Derreta o chocolate, quando este estiver totalmente derretido acrescente o creme de leite misture até formar uma massa homogênea. Reserve
- Numa forma ou travessa coloque os morangos no fundo
- Distribua-os bem de modo que o fundo fique totalmente coberto de morangos
- Jogue o creme branco e depois o chocolate
- Leve para gelar durante 3 horas
Fonte: www.tiosam.com

Bolo de Cenoura com Laranja

Ingredientes:
Massa: • 1/2 xícara (chá) de suco concentrado Maguary Laranja
• 2 xícaras (chá) de cenouras raladas
• 4 ovos
• 2 xícaras (chá) de açúcar
• 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
• 1 colher (sopa) de fermento em Pó Royal
Cobertura: • 200g de Cobertura ao Leite Lacta
• 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
Preparo por etapas: - Bata no Liquidificador Black e Decker a cenoura, os ovos, o suco concentrado Maguary laranja e o açúcar
- Transfira para uma tigela e misture com a farinha de trigo e o fermento em pó Royal
- Asse em fôrma retangular untada (40 x 28cm), forno médio 180ºC por aproximadamente 40 minutos
- Misture a cobertura ao leite Lacta ralada com a manteiga e leve em banho Maria ou no microondas, até derreter
- Aplique sobre o bolo
Fonte: Blackanddecker

Bombocado de Mandioca

Ingredientes:
• 2 xícaras (chá) de mandioca cozida (400g)
• 1 xícara (chá) de leite em pó desnatado (100g)
• 1/2 xícara (chá) de água (100ml)
• 1 colher (sopa) de margarina light (15g)
• 2 ovos (100g)
• 2 claras (66g)
• 1/2 xícara (chá) de adoçante em pó (25g)
• 1 vidro de leite de coco light (200g)
Modo de preparo: Bata os ingredientes em um liquidificador e coloque em forminhas de empada grandes untadas e polvilhadas com farinha de trigo. Asse em forno médio (180ºC) por cerca de 30 minutos. Desenforme morno e sirva
Obs: se preferir, faça em forminhas de papel. Use forminhas duplas para manter o formato
Fonte: www.xenicare.com.b

Crepes recheados ao Molho de Morangos

Ingredientes:
Massa: • 1 copo (250 ml) de leite desnatado
• 2 ovos
• 1 copo (250 ml) de farinha de trigo
• 1 colher (sopa) de margarina light
• 2 colheres (sopa) de adoçante dietético em pó, próprio para forno e fogão
• óleo vegetal para untar a frigideira
Recheio: • 500 ml leite desnatado
• 2 gemas
• 3 colheres (sopa) de amido de milho
• 2 colheres (sopa) de adoçante dietético em pó, próprio para forno e fogão
• 1 colher (café) de essência baunilha
• morangos fatiados
Calda: • 100 g geléia de morango diet
• água fervente, o quanto baste
Modo de Preparo:
Massa: - bata todos os ingredientes da massa no liquidificador, até obter uma massa homogênea. Transfira para um recipiente e deixe descansar por 15 minutos
- Faça os crepes em uma frigideira pequena, antiaderente, untada com óleo, dourando os dois lados. Empilhe os crepes num prato e reserve
Recheio: - em uma panela, coloque todos os ingredientes do recheio, com exceção dos morangos fatiados, e leve ao fogo, mexendo sempre até engrossar. Deixe esfriar, e monte os crepes, recheando com o creme algumas fatias de morango
Calda: - misture a geléia de morangos com água fervente até obter um molho líquido. Despeje sobre os crepes e sirva.
Fonte: Receita Minuto

Abóbora com Mousse de Coco

Ingredientes:
Calda: • 1/2 kg de açúcar
• 3 copos (tipo americano) de água
Doce de abóbora: • 1 abóbora japonesa (Cabochan)
• 2 vidros de leite de coco
• 8 ovos
• 4 colheres (sopa) de açúcar
Modo de Preparo: Calda: Numa panela, coloque o açúcar e a água, misture e deixe ferver até ficar uma cor de melado (mais escura que a cor do mel). Deixe esfriar.
Doce de abóbora: Faça um furo na parte superior da abóbora (onde se encontra a haste), o suficiente para passar uma colher de sobremesa. Com essa colher de sobremesa, através do orifício, limpe o interior da abóbora tirando todas as sementes e fiapos. Reserve.
A parte, misture o leite de coco, os ovos e o açúcar, bata bem e despeje dentro da abóbora até a tampa. Leve para cozinhar no vapor numa cuscuzeira tampada, por aproximadamente 1½ hora.
Tire da cuscuzeira e deixe esfriar, depois leve a geladeira. Na hora de servir, corte a abóbora em fatias finas (2 cm) ou pelos gomos. Cubra com a calda de açúcar e por último, polvilhe coco fresco ralado grosseiramente.
Fonte: www.alternativadevida.com

Abacaxi a Catarina

Ingredientes:
• 1 abacaxi grande cortado em pedaços
• 200 g. de açúcar
• 1 litro de água
• 4 ovos inteiros
• 1 lata de leite condensado
• a mesma medida de leite de vaca
• 4 colheres (sopa) de maisena
Modo de preparo: Descasque o abacaxi, corte-o em pedaços leve ao fogo com a água e o açúcar. Depois de cozido engrosse com a maisena dissolvida em água. O creme deve ficar bem consistente. Bata os ovos na batedeira em velocidade máximo durante 10 minutos Junte o leite condensado e bata mais um pouco.Por último junte o leite de vaca. Quando o creme de abacaxi estiver frio, coloque numa forma refratária de 20X30 cm.
Por cima coloque a mistura dos ovos, furando o creme de abacaxi para que o líquido penetre bem. Leve ao forno moderado por 30 minutos. Deixe esfriar e cubra com creme chantily,leve a geladeira para gelar.
Fonte: www.alternativadevida.com

Doce de Tomate

Ingredientes:
• 3 tomates bem firmes vermelhos
• 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
• 1 e 1/2 xícara (chá) de água
• cravo e canela
Modo de Preparo: Espete um garfo nos tomates e coloque-os na chama do fogão para tirar a pele. Corte-os ao meio, tire as sementes e deixe-os virados com o lado cortado para baixo para escorrer bem a água. Faça uma calda grossa levando ao fogo uma panela com açúcar e água, cravo e canela. Adicione os tomates, deixe-os ferver na calda por 5 minutos. Sirva no dia seguinte. Guarde em pote esterilizado.
Obs: Para esterilizar o pote, coloque-o numa panela com água suficiente para cobrí-lo e deixe ferver por uns 30 minutos.

Mousse de Melancia

Ingredientes:
• 4 copos de suco de melancia
• 1 lata de leite condensado
• 1 lata de creme de leite
• 1 pacote de gelatina sem sabor, ou de morango
• 1 copo e meio de água
Modo de Preparo: 1.Dissolva primeiro a gelatina no fogo com um copo d'água. Acrescente então meio copo de água fria
2.Bata a gelatina e o suco de melancia no liquidificador
3.Ponha o creme de leite e o leite condensado e bata novamente por mais ou menos dois minutos
4.Despeje a mistura em um prato e leve à geladeira
5.Meia hora depois a mousse está pronta pra servir
Fonte: www.hortalimpa.com.br

Geléia de Pimenta

Ingredientes:
• 2 quilos de maçãs vermelhas
• 6 unidades de pimenta dedo de moça
• 500 ml de água
• 2 colheres de sopa de vinagre de maçã
• 1 colher de sopa de gelatina incolor em pó sem sabor
• 4 colheres de sopa de água quente para a gelatina
• 2 chávenas de adoçante granular
Modo de Preparo: - Lave as maçãs e corte sem tirar as cascas. Coloque numa panela de pressão com a água e o vinagre e deixe cozinhar por 30 minutos
- Tire da panela e bata no liquidificador por 3 minutos, mais ou menos
- Passe por uma peneira e reserve
- Bata 4 pimentas no liquidificador. Misture as pimentas com as maçãs, leve ao lume, junte a gelatina, mexendo de vez em quando, até o ponto de geléia, por mais ou menos 1 hora
- Corte 2 pimentas bem fininhas e misture à geléia, fervendo por mais 10 minutos. Por último junte o adoçante
Fonte: www.saborosas.com

Cebolas Carameladas

Ingredientes:
• 1 kg de cebolas
• 50 gr de manteiga
• 20 gr de açúcar
• sal e pimenta a gosto
Modo de preparo: Pique as cebolas em pedaços não muito pequenos. Derreta a manteiga e o açúcar até dourar. Junte a cebola e misture. Refogue em fogo baixo por 8 ou 10 minutos mexendo de vez em quando, para caramelizar os pedaços de cebola por igual. Tempere com sal e pimenta. Sirva numa travessa e cubra com o molho.
Fonte: www.saborearte.com

Pudim de Mandioca

Ingredientes:
• 1 kg de mandioca
• 1 lata de leite condensado
• 1 vez a mesma medida de leite
• 1 vidro de leite de coco
• 3 ovos
• 1/2 xícara (chá) de erva-doce
• 1/2 colher (chá) de queijo parmesão ralado; Manteiga para untar; Canela em pó
Modo de Preparo: Rale a mandioca e coloque-a numa vasilha. Batendo bem, junte o leite condensado, o leite, o leite de coco, os ovos, o açúcar, a erva-doce e o queijo. Depois de bem batido, despeje numa forma untada com manteiga e polvilhe com canela. Cubra com papel-de-alumínio e asse em banho-maria, no forno médio, por 1 hora e 30 minutos. Desenforme depois de frio e sirva gelado
Rendimento: 12 porções
Fonte: www.bussolanet.com.br

Pavê de Morango

Ingredientes:
• 1/2 xícara (chá) de leite
• 1/2 xícara (chá) de rum
• 1 pacote de biscoito champanha (200 g)
• 250 g de creme chantilly
• 250 g de morango cortado ao meio
• 200 g de coco ralado
Modo de preparo: Misture o leite com o rum. Embeba os biscoitos na mistura de leite e rum. Arrume numa fôrma camadas de biscoito, de chantilly e de morango até terminarem os ingredientes. Polvilhe com o coco ralado e leve à geladeira até o momento de servir.
Fonte: www.saborearte.com

Creme de Morango

Ingredientes:
• 500 ml de leite
• 250 gramas de morangos limpos
• 6 ovos
• 1 1/2 xícara de chá de açúcar
• 1 colher de sopa de fécula de batata
Modo de Preparo: - Bata os morangos, depois de bem lavados, em liquidificador e deixe de lado
- Bata as gemas com o açúcar até obter um creme. Junte o leite, a fécula de batata e leve ao fogo para cozer, tomando cuidado para não pegar na panela
- Quando engrossar, desligue o fogo e deixe esfriar
- Bata as claras em neve, junte os morangos batidos no liquidificador e adicione essa mistura ao creme que já deve estar frio
- Bata tudo até misturar bem. Despeje num pirex e leve à geladeira
Fonte: Terra

Pudim de Cenoura

Ingredientes:
• 750g de cenouras
• 3 ovos
• 1 colheres de sopa de manteiga
• 1 colheres de sopa de farinha de trigo
• 50 gramas de queijo parmesão ralado
• Sal, pimenta e noz-moscada
Modo de fazer: Cozinhe as cenouras e passe-as em peneira ou processador. Leve a pasta de cenoura em caçarola para secar um pouco em fogo baixo. Retire do fogo e adicione as gemas, a farinha de trigo, a manteiga e a noz-moscada. Bata bem as claras em neve, bem firmes e adicione-as vagarosamente com espátula ao creme de cenouras, alternando com queijo ralado. Coloque em forma refratária bem untada e polvilhada com farinha de trigo. Leve ao forno para assar. Sirva como acompanhamento de assados, carnes ensopadas e espetinhos.
Fonte: www.gastronomias.com

Pão de Casca de Abóbora

Ingredientes:
• 3 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
• 1/2 xícara (chá) de casca de abóbora
• 1/4 xícara (chá) de leite morno
• 1 e 1/2 colher (sopa) de manteiga
• 1 colher (sopa) de açúcar
• 1/2 colher (chá) de canela em pó
• 1/2 colher (chá) de sal
• 2 ovos
• 1 1/2 tablete de fermento biológico fresco
• 1/2 lata de leite condensado
Modo de Preparo: Lave a casca de abóbora, pique e cozinhe em água até ficar macia. Bata no liquidificador, passe pela peneira e reserve
Numa tigela, misture o fermento fresco com o açúcar, junte o leite morno e acrescente uma xícara de chá de farinha de trigo. Misture bem, cubra e deixe crescer por 30 minutos
Coloque os ovos, canela, a manteiga, o sal, a casca de abóbora, o leite condensado e a farinha de trigo e sove (misture bem)
Enrole a massa, coloque na forma e deixe crescer por 30 minutos. Aqueça o forno em temperatura média. Asse por 45 minutos ou até dourar
Rendimento: 11 porções
Peso da Porção: 70g
Valor Calórico da Porção: 214,4 cal
Fonte: ABH

Bolo de Aipim

Ingredientes:
1 kg de aipim (macaxeira)
3 xícaras (chá) de açúcar
100 g de manteiga
200 ml de leite de coco
1 pacote de coco ralado
1 pitada de sal
1 xícara (chá) de leite
Preparar: Ligue o forno em temperatura média (180 graus). Descasque o aipim. Lave sob água corrente e rale no ralo grosso. Unte uma assadeira retangular (25x15 cm): espalhe um pouco de manteiga com um pedaço de papel-toalha para ficar bem uniforme e polvilhe farinha de trigo. Reserve. Num liquidificador, coloque o aipim, o leite, o leite de coco e a manteiga. Bata em velocidade média por 1 minuto. Retire o creme do liquidificador e coloque dentro de um recipiente. Acrescente o açúcar, o coco ralado e o sal. Mexa bem com uma colher. Despeje o creme e leve ao forno pré-aquecido por 90 minutos ou até que a superfície comece a dourar. Retire do forno, espere esfriar e sirva.
Rendimento: 10 porções Fonte: Panelinha

Cocada de Beterraba

Ingredientes:
· 1 beterraba grande ralada
· 1 lata de leite condensado
· 1 pacote de coco ralado
Modo de Preparo: Misture a beterraba ralada com o leite condensado e o coco ralado, leve ao fogo até que desprenda da panela.
Rendimento: 24 porções
Peso da Porção: 25g
Valor Calórico da Porção: 83,7 cal.

Fonte: Livro de Receitas da Codeagro

Delícia de Morangos

Ingredientes:
Massa:
2 xícaras de farinha de trigo
5 colheres (sopa) de açúcar
1 e 1/2 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
pitada de sal
100g de manteiga gelada
2/3 xícara de leite ou creme de leite
Recheio:
600g de morangos
6 colheres (sopa) de açúcar
1 e 1/2 xícaras de creme de leite fresco
essência de baunilha
calda de chocolate
Preparo: Pré-aqueça o forno a 180 graus. Prepare a massa, misturado em um recipiente a farinha de trigo, 3 colheres (sopa) do açúcar, fermento, bicarbonato e pitada de sal. Misture. Acrescente a manteiga gelada e cortada em cubinhos e vá misturando com a ponta dos dedos até obter uma textura de areia grossa. Acrescente o leite aos poucos até que a massa esteja ligada. Unte uma fôrma de aro removível de 24 cm de diâmetro e salpique com farinha de trigo. Coloque a massa na fôrma, alise a superfície, pincele com um pouco de leite ou creme e salpique com 2 colheres (sopa) do açúcar. Leve ao forno por 20 minutos. Prepare o recheio, amassando metade dos morangos e fatiando finamente a outra metade. Misture as duas preparações e acrescente 4 colheres (sopa) de açúcar , deixe repousando por 20 minutos. Prepare a calda fervendo creme de leite com o mascavo, retire do fogo, acrescente o chocolate picado e a essência de baunilha. Bata o creme de leite do recheio com 2 colheres (sopa) de açúcar até ponto de chantilly, aromatize com a baunilha e coloque na geladeira. Monte a receita, cortando o bolo ao meio no sentido horizontal, cubra a metade do fundo com os morangos e seus sucos. Coloque o chantilly sobre os morangos, cubra com a tampa do bolo e regue com a calda de chocolate. Decore com chantilly e morangos inteiros.

Fonte: Terra Culinária

Rocambole de Morango e Avelã

Ingredientes:
Massa:
1 xícara (chá) de avelãs moídas
3 colheres (sopa) de maisena peneirada
1 colher (chá) de fermento em pó peneirado
3 ovos
1/2 xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga
Recheio:
1/2 xícara (chá) de queijo cottage
3 xícaras (chá) de morango picado
1/2 xícara (chá) de açúcar
chantilly, avelãs moídas e morango para decorar
Preparo: Massa: misture em uma tigela a avelã, a maisena e o fermento. Bata na batedeira os ovos e o açúcar até obter um creme. Despeje a mistura de avelã, aos poucos, mexendo, mas sem bater, até obter uma massa uniforme. Ligue o forno à temperatura média. Forre com papel-manteiga uma fôrma própria para rocambole de 35 x 24 cm e unte-o com a manteiga. Despeje a massa e leve ao forno por 25 minutos, ou até dourar. Retire. Desenforme a massa ainda quente sobre um filme plástico aberto em uma superfície lisa e polvilhada de açúcar. Remova o papel-manteiga com cuidado. Reserve.
Recheio: Bata no processador o queijo cottage, 2 xícaras (chá) de morango e o açúcar, até obter um creme. Transfira a mistura para uma panela e acrescente o restante dos morangos. Leve ao fogo, mexendo sempre, por 10 minutos, ou até encorpar. Espalhe o recheio sobre a massa, enrole o rocambole com cuidado pelo lado maior e transfira para uma travessa. Decore e sirva.
Fonte: Revista Água na Boca

Abóbora Cristalizada

Ingredientes:
1kg de abóbora cortada em pedaços
2 colheres de sopa de cal virgem
500g de açúcar
3 gotas de baunilha
500ml de água
Açúcar Cristal
Preparo: Deixe a abóbora de molho por no mínimo 2 horas em água com cal dissolvido. Em seguida, lave em água corrente e fure cada pedaço com um palito. Faça uma calda em ponto de fio com o açúcar, a água e a baunilha. Coloque os pedaços na calda e deixe repousar até o outro dia e coloque novamente no fogo. Quando a abóbora estiver cozida, deixe esfriar, escorra e passe cada pedaço no açúcar cristal.
Fonte: www.dabarra.com.br

Bolo de Batata Doce Crua

Ingredientes:
. 150 g de margarina batida em creme
. 1 ½ copo (tipo americano) de batata doce crua ralada grossa
. 1 ½ de amendoim torrado e moído
. 1 copo (tipo americano) de passas sem sementes
. 1 colher (sopa) rasa de gengibre ralado
. 1 colher (sopa) rasa de canela em pó
. 1 copo e meio de açúcar mascavo
. 4 gemas
. 1 ½ copo (tipo americano) de farinha de trigo
. 1 colher (sopa) de fermento em pó
. 1 pitada de sal
. 4 claras em neve
. açúcar de confeiteiro para decorar
Modo de preparo: Numa batedeira bata a margarina até obter um creme. Misture 1 ½ copo e de batata doce crua ralada grossa, 1 ½ copo (tipo americano) de amendoim torrado e moído, 1 copo (tipo americano) de passas sem sementes, 1 colher (sopa rasa) de gengibre ralado, 1 colher (sopa rasa) de canela em pó, 1 ½ copo (tipo americano) de açúcar mascavo e 4 gemas com a margarina já batida em creme.
Acrescente 1 ½ copo (tipo americano) de farinha de trigo, 1 colher (sopa) de fermento em pó e 1 pitada de sal.misture bem. por último junte as 4 claras em neve e mexa delicadamente. Coloque a massa numa forma redonda para pudim e asse em fogo quente por 30 minutos.
Depois de frio desenforme e polvilhe açúcar de confeiteiro.
Fonte: Mais Você

Bolinhas de Tomate

Ingredientes:
1 kg de tomates maduros sem pele e sem sementes
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 1/2 copo (tipo americano) de açúcar
2 colheres (sopa) de suco de limão
Açúcar para polvilhar
Preparo: Num liquidificador, coloque 1 kg de tomates maduros sem pele e sem sementes e bata. Coe. Transfira para uma panela, em fogo médio, e junte 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite, 1 ½ copo (tipo americano) de açúcar e 2 colheres (sopa) de suco de limão, mexendo sempre até aparecer o fundo da panela (entre 45 a 50 min). Mexa sempre para que não fique espirrando. Desligue o fogo e deixe esfriar um pouco. Com o auxílio de uma colher de chá, pegue pequenas porções e faça bolinhas com as mãos (previamente untadas). Depois, passe-as pelo açúcar.
Dica: se quiser servir como geléia, é só deixar um pouco mais fraco.
Pétalas de tomate: Faça quatro cortes superficiais, no sentido do comprimento, da base até a coroa, em cada tomate. Coloque-os em água fervente por 10 seg. Retire-os da água quente e coloque-os numa tigela com água fria e gelo. Depois, é só retirar, delicadamente, a pele do tomate, puxando-a a partir da base, com a ponta de uma faca.
Curiosidades: Os tomates são fontes mais ricas em licopeno, poderoso antioxidante que combate os radicais livres, retardam o envelhecimento e podem proteger contra o câncer, inclusive o de próstata. Outro benefício do tomate é o de conter baixo teor de calorias, somente 35 calorias por tomate de tamanho médio. Além disso, este alimento energiza o organismo, purifica o sangue e auxilia no combate às doenças do fígado, ao desgaste mental e às perturbações digestivas e pulmonares.
Rendimento: 60 bolinhas pequenas (medida de colher de chá)
Fonte: Programa Mais Você

Morangos alla Moma

Ingredientes:
100 g de chocolate branco
1/4 xícara (chá) de creme de leite, fresco
20 morangos grandes
Preparo: Lave os morangos e, se quiser, retire os cabinhos. Pique o chocolate, ou quebre em quadradinhos. Coloque num pirex fundo, acrescente o creme de leite e leve ao microondas por 2 minutos. Retire e mexa vigorosamente até formar um creme homogêneo. Coloque numa tigelinha pequena e funda. Deixe esfriar um pouco, e coma mergulhando cada morango na calda de chocolate branco.
Fonte: Panelinha

Morango com Chocolate

Ingredientes:
20 morangos grandes
200 g de chocolate meio amargo
Preparo: Lave bem os morangos, mantendo os pedúnculos, seque e deixe-os espalhados sobre um pano limpo ou toalha de papel. Pique o chocolate em pedaços grandes e uniformes e coloque numa tigela refratária seca. Disponha a tigela em outra tigela com água quente (mas não fervente). Deixe até o chocolate começar a derreter. Em seguida, mexa com uma colher até ficar liso e homogêneo. Despeje em outra tigela ou numa superfície lisa e mexa com uma espátula própria, até o chocolate ficar brilhante e encorpado. Banhe os morangos (só uma parte) e disponha numa assadeira, forrada com papel-manteiga. Leve à geladeira por 15 minutos e sirva em seguida.
Fonte: Terra - Culinária

Doce de Abóbora Diet

Ingredientes:
500 g de abóbora, ralada
4 colheres (sopa) de adoçante
3 cravos-da-índia
2 paus de canela
1 xícara (chá) de água
Preparo: Descasque a abóbora e rale num ralo grosso. Coloque a abóbora e todos os ingredientes restantes numa panela média e leve ao fogo baixo para cozinhar. Cozinhe a abóbora por cerca de 20 minutos ou até que fique macia. Retire o doce do fogo e passe por uma peneira, reservando o líquido. Coloque a abóbora num recipiente. Volte a calda para o fogo baixo e cozinhe por mais 5 minutos ou até que comece a encorpar. Retire a calda do fogo e junte novamente ao doce. Feche com uma tampa e conserve em local arejado ou em geladeira.
Fonte: Panelinha

Bolinhas de Batata-Doce

Ingredientes:
Massa: Casca de maçã 1 unidade
Batata-doce 500 g
Baunilha agosto
Açúcar 3 colheres (sopa)
Ovo 1 unidade
Cobertura: Canela em pó a gosto
Açúcar 3 colheres (sopa)
Preparo: Lave a casca da maça com uma escovinha em água corrente, pique em tiras fininhas e reserve. Cozinhe e esprema a batata-doce. Leve ao fogo com o restante dos ingredientes da massa e cozinhe até desprender do fundo da panela. Deixe esfriar, faça bolinhas, passe na cobertura de açúcar com canela e leve ao forno para assar.
Fonte: Sesi SP

Curau de Abóbora

Ingredientes:
250 g de abóbora cascuda cozida (japonesa/cabochan)
1 litro de leite
6 colheres (sopa) de amido de milho
1 1/2 xícara (chá) de açúcar
1 lata de creme de leite sem soro
Preparo: Num liquidificador coloque 250 g de abóbora (japonesa/cabochan) cozida e bata com 1 litro de leite, 6 colheres (sopa) de amido de milho e 1 1/2 xícara de açúcar .
Transfira para uma panela, mexendo sempre para não empelotar. Quando engrossar, acrescente 1 lata de creme de leite sem soro e mexa por mais 5 minutos em fogo médio. Coloque numa travessa e polvilhe canela em pó.
Sirva quente ou frio.
Fonte: Programa Mais Você

Bolo de Aipim

Ingredientes:
Massa: 1kg de mandioca cozida
2 colheres (sopa) de margarina
sal a gosto
1 ovo
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
Recheio: 100g de queijo mussarela (cortada em cubos) misturada com 100g de queijo tipo requeijão cremoso
sal a gosto
pimenta-do-reino a gosto
cheiro verde (para polvilhar)
Preparo: Passe a mandioca ainda quente pelo espremedor, tempere com o sal, misture os demais ingredientes, reserve. Refogue a carne com o sal, a pimenta do reino e polvilhe com o cheiro verde. Coloque a metade da massa em fôrma refratária de anel untada e polvilhada com farinha de rosca, o recheio e o restante da massa. Leve ao microondas por 10 a 12 minutos na potência alta.
Sugestões: Se preferir substitua o recheio queijo por 250g de carne moída, polvilhando com orégano a gosto ou por 150g de queijo prato (cortado em cubos).
OBS: Para cozinhar 1/2kg de mandioca no microondas, coloque a mandioca descascada e cortada em pedaços miúdos em um refratário. Cubra com água e leve ao microondas tampada por 15 a 25 minutos na potência alta.
Fonte: CyberCook

Bolo de Morango

Ingredientes:
Bolo: 4 ovos
1/2 xícara (chá) de açúcar
3/4 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada
3 colheres (sopa) de manteiga ou margarina derretida
Recheio de Creme e Morangos: 1/2 kg de morangos limpos
1 xícara (chá) de creme de leite fresco
2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
1/4 xícara (chá) de licor amaretto
Glaçado: 1/3 xícara (chá) de geléia de uva ou morango
1 colher (sopa) de água
Preparo: Preaqueça o forno a (190°C). Unte uma fôrma redonda e funda com cerca de 22cm. Forre o fundo da fôrma com papel manteiga. Unte o papel e enfarinhe o papel e lados da fôrma.
Para o bolo: coloque os ovos e o açúcar (é importante que os ovos estejam à temperatura ambiente) na tigela da batedeira e bata até que os ovos fiquem claros e fofos. Junte a farinha ,incorporando-a sem bater. Incorpore a manteiga até que não fique nenhum traço dela. Derrame na fôrma e alise o topo. Asse no forno preaquecido por cerca de 20 minutos ou até que o centro volte ao normal quando pressionado com as pontas dos dedos. Deixe esfriar na fôrma por 10 minutos. Desenforme e retire o papel. Deixe esfriar completamente antes de cortar o bolo em 3 camadas.
Reserve uns 12 morangos para decoração. Para o recheio, amasse os morangos restantes e reserve-os. Bata o creme de leite em picos moles. Junte o açúcar e bata em picos duros. Coloque um pouco do creme num saco de confeitar (cerca de 3/4 xícara) com bico de pitanga. Coloque o saco na geladeira. Junte os morangos amassados ao creme restante. Salpique as camadas do bolo com licor amaretto. Recheie com o creme de morangos, montando o bolo. Corte os morangos reservados ao meio e enfeite a superfície do bolo com eles. Para o glaçado: misture a geléia com a água em fogo lento. Deixe derreter e depois esfrie. Pincele o glaçado frio sobre os morangos. Enfeite com o creme reservado na geladeira, confeitando ao redor das bordas. Coloque na geladeira até a hora de servir. (Rende 8 porções)
Fonte: CyberCook

Sopa de cerveja com Batata

Ingredientes:
1 batata média
1 cebola média
1 dente de alho
1 ovo
2 xícaras (chá) de cerveja clara
1 colher (sopa) de suco de limão
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Preparo: Lave a batata, descasque, pique e coloque-a numa panela com 400 ml de água. Leve ao fogo e deixe cozinhar por 20 minutos, ou até a batata ficar macia. Retire do fogo, escorra a água e reserve a batata. Descasque a cebola, lave-a e pique grosseiramente. Descasque o dente de alho, amasse e coloque no liquidificador. Junte a batata, a cebola, o ovo, a metade da cerveja, o sal e a pimenta-do-reino. Bata por 2 minutos e transfira para uma panela. Leve ao fogo e cozinhe até ferver. Acerte o sal e retire do fogo. No momento de servir, junte o restante da cerveja misturada com o suco de limão. Se preferir, decore com cebolinha e pimenta-do-reino. Pode ser servida morna, fria ou aquecida no momento de servir.
Fonte: Revista Água na Boca

Bolo de Batata-Doce

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 1/2 xícara (chá) de açúcar
1 kg de batata-doce cozida e amassada
1/2 embalagem de Margarina (125g)
1 1/2 xícara (chá) de coco fresco ralado
4 ovos inteiros
Para polvilhar: 2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sobremesa) de canela em pó
Preparo: Junte numa tigela grande a farinha de trigo, o açúcar a batata-doce cozida, a margarina e o coco ralado. Misture bem, até obter uma massa homogênea. Acrescente os ovos um a um, batendo com uma colher de pau após cada adição.
Unte e enfarinhe um tabuleiro ou forma quadrada (24 cm x 24 cm) e asse em forno médio, previamente aquecido, por 45 minutos, ou até que, ao colocar um palito na parte central da forma, ele saia limpo. Misture o açúcar com a canela e polvilhe o bolo ainda quente. Deixe esfriar, corte em losangos e sirva na hora do lanche, ou café da manhã.
Fonte: Sadia Online

Gâteau de Abobrinha e Bacalhau

Ingredientes:
Para recheio: 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
1 cebola picada
200 g de abobrinha em cubos pequenos
250 g de bacalhau (dessalgado e desfiado)
2 ovos inteiros batidos ligeiramente
100 ml de molho branco
50 ml de creme de leite fresco
Sal e pimenta-da-jamaica a gosto
Cheiro-verde picado a gosto
Para a montagem: Azeite para pincelar 3 abobrinhas cortadas no sentido do comprimento com 0,5 cm de espessura, escaldadas para amolecer
Recheio pronto
Queijo mussarela ralado grosso a gosto
Sugestões de molho:
Molho com dill:
400 ml de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de dill picado
Sal e pimenta-do-reino branca a gosto
Para o molho branco: 2 colheres (sopa) de amido de milho
500 ml de leite
250 ml de creme de leite fresco (1 copo tipo americano)
100 g de queijo parmesão ralado
1 folha de louro
1 tablete de caldo de peixe
Noz-moscada ralada e pimenta-do-reino a gosto
Sal, se necessário
Preparo:
Para recheio:
Numa panela com 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal, refogue 1 cebola picada e 200 g de abobrinha em cubos. Junte 250 g de bacalhau (dessalgado e desfiado) e misture bem.
Acrescente 2 ovos inteiros batidos ligeiramente, 100 ml de molho branco e 50 ml de creme de leite fresco. Tempere com sal, pimenta-da-jamaica e cheiro-verde picado a gosto. Reserve.
Para a montagem: Numa forma ou refratário redondo (16 cm de diâmetro x 6 cm de altura), pincele azeite. Cubra a forma com as abobrinhas cortadas e amolecidas sobrepondo ao redor e forrando o fundo, deixando as pontas caídas um pouco para fora. Coloque uma porção do recheio dentro do aro. Polvilhe queijo mussarela ralado grosso a gosto. Dobre as pontas das abobrinhas para dentro, fechando o gâteau. Leve para gratinar a 180ºC por cerca de 20 min em forno pré-aquecido. Desenforme o gâteau e sirva com molho de dill sugerido ou o de sua preferência.
Sugestões de molho
Molho com dill:
Numa panela, coloque 400 ml de creme de leite fresco e 1 colher (sopa) de dill picado. Adicione sal e pimenta-do-reino branca a gosto. Deixe reduzir até encorpar.
Para o molho branco: Dissolva 2 colheres (sopa) de amido de milho em 500 ml de leite. Leve ao fogo, vá mexendo e adicionando 250 ml de creme de leite fresco, 100 g de queijo parmesão ralado, 1 folha de louro, 1 envelope de caldo de peixe, noz-moscada ralada e pimenta-do-reino a gosto. Acerte o sal. Deixe encorpar por cerca de 10 min.
Fonte: Programa Mais Você

Quiche Doce de Beterraba

Ingredientes:
Para o recheio: 1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água
2 colheres (sopa) de casca de limão ralada
Suco de 2 laranjas
1 xícara (chá) de uva passa sem sementes
4 xícaras (chá) de beterraba crua sem casca cortada em cubos
4 colheres (sopa) de farinha de trigo dissolvidas em 1/3 de xícara de água
Para a massa: 250 g de farinha de trigo
50 g de açúcar
125 g de manteiga gelada em cubos
Raspas de 1 limão
1 ovo
Grãos de feijão crus e papel-manteiga
Para a montagem: Massa assada fria
Recheio:
Preparo: Para o recheio:
Numa panela, coloque 1 xícara (chá) de açúcar, 1 de xícara (chá) de água, 2 colheres (sopa) de casca de limão ralada, suco de 2 laranjas, 1 xícara (chá) de uva passa sem sementes e 4 xícaras (chá) de beterraba crua sem casca cortada em cubos.
Deixe ferver por cerca de 20 min até cozinhar a beterraba junte 4 colheres (sopa) de farinha de trigo dissolvido em 1/3 de xícara de água. Deixe cozinhar mexendo sempre até ferver e engrossar. Retire do fogo, deixe esfriar e reserve.
Para a massa: Numa tigela, misture 250 g de farinha de trigo, 50 g de açúcar, 125 g de manteiga e raspas de 1 limão a gosto e misture com as mãos até obter uma farofa. Junte 1 ovo, misture até formar uma bola e coloque em saco ou filme plástico e leve à geladeira por mais ou menos 30 min. Forre uma forma canelada (21cm x 3cm) com a massa gelada e, com um garfo, faça furos na massa. Coloque papel-manteiga sobre a massa e salpique grãos de feijão crus (para que a massa não crie bolhas). Asse por 30 min a 180ºC. Deixe esfriar.
Cubra a massa assada com a mistura de beterraba reservada. Sirva com sorvete de sua preferência.
Fonte: Programa Mais Você

Bolo de Cenoura Light

Ingredientes:
Para a massa: 2 cenouras, grandes
4 ovos
1/2 xícara (chá) de óleo
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de adoçante em pó, granular
1 colher (sopa) de fermento em pó
margarina light e farinha de trigo, o quanto baste para untar
Para Cobertura: 3 colheres (sopa) de cacau, em pó
2 colheres (sopa) de adoçante em pó, granular
1/2 xícara (chá) de leite desnatado
1 colher (sopa) de margarina light
Preparo: Para massa: Ligue o forno em temperatura média (180 graus).
Unte uma assadeira com margarina e farinha de trigo.
Coloque a farinha peneirada, o fermento e o adoçante num recipiente.
Limpe as cenouras e corte em pedaços. Coloque os pedaços de cenoura, os ovos e o óleo num liquidificador e bata por 1 minuto em velocidade alta ou até obter um creme homogêneo.
Retire o creme do liquidificador e junte, aos poucos, à farinha peneirada.
Mexa bem com uma colher e coloque a massa na forma untada. Leve ao forno pré-aquecido por 50 minutos ou até que a massa fique cozida.
Para verificar se o bolo está assado, espete um palito no centro do bolo. Se o palito sair limpo, o bolo está no ponto.
Retire o bolo do forno e desenforme.
Para cobertura: Coloque todos os ingredientes numa panela pequena e leve ao fogo baixo por 3 minutos ou até que a calda comece a engrossar.
Retire a calda do fogo e despeje sobre o bolo pronto e ainda quente.
Sirva quente ou frio.
Fonte: Panelinha

Doce de Batata Doce

Ingredientes:
500 g de batata doce
400 g de açúcar
396 g / 1 lata de leite condensado
100 g de coco ralado, desidratado
açúcar cristal, o quanto baste
Preparo: Descasque as batatas, corte em pedaços e coloque numa panela média. Cubra as batatas com água e deixe cozinhar por 40 minutos ou até que fiquem macias.
Escorra as batatas e passe por uma peneira fina.
Numa panela média, coloque o purê de batata, o leite condensado e o açúcar. Leve ao fogo alto, mexendo sempre, e espere ferver.
Abaixe o fogo e mexa constantemente por 15 minutos. Acrescente o coco ralado e mexa até que a massa desgrude do fundo da panela.
Retire a massa do fogo e coloque sobre um prato para esfriar. Com uma colher (chá) retire uma porção de massa. Unte as mãos com manteiga e faça uma bolinha.
Repita a operação com toda a massa.
Passe as bolinhas no açúcar cristal e coloque em forminhas de alumínio.
Fonte: Panelinha

Docinho de Abóbora Caramelado

Ingredientes:
Calda: 2 xícaras (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de vinagre
1/2 kg de abóbora-moranga picada
1 gema peneirada
2 colheres (sopa) de manteiga
1 caixinha de leite condensado
2 xícaras (chá) de coco fresco ralado
1 colher (chá) de cravo-da-índia em pó
Preparo: Leve ao fogo uma panela com a abóbora e 2 xícaras (chá) de água por 15 minutos, ou até ficar macia. Retire do fogo, escorra a água e passe a abóbora, ainda quente, pelo espremedor, aparando o purê em uma panela. Misture a gema, metade da manteiga, o leite condensado, o coco e o cravo. Leve ao fogo baixo e cozinhe, sem parar de mexer, por 15 minutos, ou até obter um doce encorpado que desgrude do fundo da panela. Retire do fogo, transfira o doce para uma tigela, cubra com o filme plástico e deixe amornar por 15 minutos. A seguir, unte as mãos com a manteiga restante e faça 40 bolinhas de 2 cm de diâmetro. Coloque-as em um refratário e leve à geladeira por 1 hora. Calda: leve ao fogo em outra panela o açúcar, 1 xícara (chá) de água e o vinagre e deixe cozinhar, sem mexer, até obter uma calda caramelada em ponto de fio grosso. Com um auxílio de um garfo, banhe as bolinhas na calda, retirando o excesso, e disponha-as em 2 fôrmas forradas com papel-manteiga. Se preferir, decore com fios de caramelo.
Fonte: Revista Água na Boca

Founde de Morango

Ingredientes:
2 laranjas pêra
250g de morango
1 maçã
8 envelopes de adoçante em pó para uso culinário
gotas de limão
Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador até formar um purê. Leve ao fogo e deixe ferver por 30 minutos. Coloque a mistura na panela de fondue. Acompanhamento: maçã, laranja, tangerina, banana, pêra, morango, abacaxi e uva fatiados.
Fonte: NetSite

Bolo de Agrião

Ingredientes:
4 gemas
150 ml de óleo de soja
1/2 maço de agrião
2 xícaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
4 claras batidas em neve
Preparo: Num liquidificador, bata 4 gemas, 150 ml de óleo de soja e 1/2 maço de agrião.
Transfira para um recipiente e acrescente 2 xícaras (chá) de açúcar e 2 xícaras (chá) de farinha de trigo. Mexa bem.
Junte 1 colher (sobremesa) de fermento em pó e 4 claras batidas em neve e misture delicadamente.
Unte uma forma oval (de 26 cm x 5 cm), forre com papel-manteiga untado e enfarinhado, coloque a massa do bolo e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 40 min.
Fonte: Programa Mais Você

Morangos ao forno com sorvete

Ingredientes:
3 xícaras de morango fatiado
1 xícara de açúcar
1/3 xícara de água
2 colheres (sopa) de licor de laranja (Grand Marnier, Cointreau)
1 colher (chá) de suco de limão
500 ml de sorvete de creme
16 biscoitos tipo inglês
4 claras
Acessório: Fôrma refratária de 25 cm de diâmetro
Preparo: Forre a fôrma com os biscoitos. Molhe-os com o licor e arrume o morango por cima. Cubra com filme plástico e leve à geladeira. Numa panela, ferva o açúcar e a água por 1 minuto. Bata as claras em neve firme.
Derrame a calda quente em fio fino sobre as claras sem parar de bater. Bata até que esfrie. Junte o suco de limão e reserve.
Na hora de servir, aqueça o forno em temperatura alta por 5 minutos. Retire a fôrma da geladeira, distribua bolas do sorvete sobre o morango e cubra com as claras batidas. Leve ao forno quente por 5 minutos ou até começar a dourar. Sirva imediatamente.
Fonte: Revista Cláudia Cozinha

Milk Shake de Morango

Ingredientes:
3 bolas de sorvete de morango
1 copo de leite gelado
cobertura para sorvete de morango
Preparo: Bata o leite e o sorvete no liquidificador por 1 minuto. Decore o copo em que vai colocar o milk shake (um copo grande) com cobertura de morango (derrame o fio de cobertura pelas laterais do copo e não só no fundo). Despeje o batido.
Dica: Também pode ser feito diet, utilizando sorvete e coberturas diet. Você pode variar o sabor, usando sorvete de chocolate e cobertura de chocolate, ou outro sabor de sua preferência.
Fonte: CyberCook

Sorvete de Inhame

Ingredientes:
500 g de inhame descascado e cozido em água
2 latas de leite condensado
500 ml de creme de leite fresco
1 colher (sobremesa) de baunilha
Preparo: Bata no liquidificador: 500 g de inhame descascado e cozido em água, 2 latas de leite condensado, 500 ml de creme de leite fresco e 1 colher (sobremesa) de baunilha.
Coloque num recipiente plástico e leve ao congelador.
Deixe de um dia para outro.
Depois de congelado, deixe um tempo fora do congelador.
Pode-se acrescentar frutas da época como banana, morangos, geléia ou chocolate.
Fonte: Programa Mais Você

Bolo Mousse de Morango

Ingredientes:
4 ovos
1/2 xícara (chá) de açúcar
7 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de maisena
1 colher (chá) de essência de baunilha
Preparo: 1. Ligue o forno em temperatura média (180 graus). Como em receitas de pão-de-ló não acrescentamos fermento, siga corretamente os passos abaixo para que não haja problemas na preparação do bolo:
2. Numa batedeira, coloque os ovos e o açúcar. Bata em velocidade alta por 15 minutos.
3. Enquanto o creme está na batedeira, peneire todos os ingredientes secos por 3 vezes.
4. Retire o creme da batedeira, acrescente a essência de baunilha e mexa suavemente.
5. Acrescente os ingredientes peneirados e mexa delicadamente. Tente mexer o menos possível.
6. Unte uma assadeira de fundo removível (22 cm) com manteiga e farinha.
7. Coloque a massa do bolo sobre a forma e leve ao forno pré-aquecido por 20 minutos.
8. Enquanto a massa está no forno, comece a fazer a calda e o recheio.
9. Para verificar se o bolo está assado, espete um palito no centro do bolo. Se o palito sair limpo, o bolo está no ponto.
10. Retire o bolo do forno. Espere esfriar. Reserve.
Para o recheio:
Ingredientes:
500 g de morangos
suco de 1/2 limão
4 claras
1 pacote de gelatina sem sabor
50 ml de água
¾ xícara (chá) de açúcar
250 ml de creme de leite fresco
Preparo: 1. Comece lavando os morangos. Depois do banho de água corrente, retire as folhinhas e deixe-os de molho por uns 10 minutos numa tigela. Em seguida nada de ir logo escorrendo a água, retire os morangos. As “sujeirinhas” ficam no fundo da tigela.
2. Corte os morangos pela metade e cada metade ao meio novamente. Reserve.
3. Numa panela média, coloque os morangos e o suco de limão. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar por 15 minutos ou até que os morangos fiquem bem macios.
4. Retire o morango do fogo e coloque dentro do liquidificador. Bata em velocidade alta por 10 segundos.
5. Retire a geléia do liquidificador e coloque dentro de um recipiente. Reserve 3 colheres (sopa) da geléia para a decoração.
6. Numa panela pequena, coloque a água e o açúcar. Leve ao fogo médio por 4 minutos.
7. Enquanto isso prepare as claras.
8. Numa batedeira, coloque as claras e bata em velocidade alta por 3 minutos.
9. Retire a calda do fogo, em ponto de fio, e despeje sobre as claras, que devem continuar sendo batidas.
10. Continue batendo até que o recipiente da batedeira esfrie.
12. Dissolva a gelatina conforme as instruções da embalagem.
13. Num recipiente, coloque o merengue, a polpa de morango e a gelatina dissolvida. Mexa bem. Reserve.
14. Coloque o creme de leite na batedeira e bata até virar chantilly.
15. Encorpore o chantilly ao creme de morangos e mexa suavemente. Reserve.
Montagem:
Ingredientes:
10 morangos
100 ml de creme de leite fresco
Preparo: 1. Retire o bolo da forma e corte horizontalmente, formando duas metades. Lave bem a forma e enxugue.
2. Volte a base do bolo para a forma limpa e feche o aro novamente. Regue a massa do bolo com a calda de rum.
3. Coloque a metade da mousse de morango sobre o bolo. Cubra com a outra metade do bolo e aperte com as mãos para a mousse ocupar bem os espaços da forma.
4. Coloque o restante da mousse, cobrindo todo o bolo.
5. Bata a forma para que a mousse preencha todos os espaços.
6. Pegue a geléia reservada e coloque, com uma colher, sobre a superfície do bolo de maneira aleatória.
7. Com um palitinho, faça vários riscos de dentro para fora, formando desenhos.
8. Lave os morangos, retire as folhinhas e corte cada morango em 4 fatias finas (como se fossem lâminas). Reserve.
9. Leve o bolo à geladeira e deixe gelar por no mínimo 6 horas.
10. Retire o bolo da geladeira, veja em dicas como desenformar, e retire o aro. Com uma espátula bem grande ou uma faca, retire o bolo da forma e passe para um prato de sua preferência. Reserve.
11. Bata o creme de leite até o ponto de chantilly.
12. Com uma espátula, pegue uma porção de chantilly e cubra a lateral do bolo. Procure seguir sempre o mesmo sentido ao espalhar para evitar que farelos de bolo sujem o creme.
13. Sobre a superfície do bolo, distribua os morangos próximos da borda do bolo, fazendo um caminho, colocando um morango atrás do outro.
14. Sirva gelado.
Calda:
Ingredientes:
1/4 xícara (chá) de água
1/2 xícara (chá) de açúcar
60 ml de rum
Preparo: 1. Numa panela pequena, junte todos os ingredientes e leve ao fogo baixo. Espere ferver e deixe por 1 minuto.
2. Retire do fogo. Reserve.
Fonte: Panelinha.com.br

Torta Espelhada de Morango

Ingredientes:
Cobertura:
1 xícara (chá) de vinho tinto seco
3 colheres (chá) de araruta
2 colheres (sopa) de geléia de morango
Massa: 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de açúcar
1 pitada de sal
1 ovo
100 g de manteiga
Recheio: 1 lata de Leite Condensado
1 xícara (chá) de leite
2 gemas peneiradas
meia colher (chá) de essência de baunilha
2 medidas (da lata) de morango (400g)
meio envelope de gelatina em pó sem sabor (6g)
Preparo: Peneire a farinha com o açúcar e o sal. Junte o ovo e a manteiga, que deve estar à temperatura ambiente. Misture e trabalhe com a ponta dos dedos até obter uma massa homogênea. Abra-a e forre o fundo e os laterais de uma fôrma de aro removível (22cm de diâmetro). Leve ao forno médio alto (200°C) pré-aquecido, até ficar ligeiramente dourada. Deixe esfriar. Enquanto a massa assa, misture em uma panela, o Leite Condensado, o leite, as gemas, a essência de baunilha e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até obter um creme liso e consistente (cerca de 15 minutos). Passe por uma peneira e deixe esfriar. Coloque no liquidificador, o recheio de baunilha, os morangos, reservando alguns para decoração. Junte três colheres (sopa) de água fria à gelatina e leve ao fogo em banho-maria até dissolver. Junte-a ao creme de morangos e misture bem. Despeje essa mistura sobre a torta e deixe esfriar. À parte, dissolva a araruta no vinho e junte a geléia peneirada. Leve ao fogo brando, mexendo sempre, até ferver e ficar transparente. Coloque os morangos reservados sobre a torta e cubra tudo com o creme de vinho. Sirva gelada.
Fonte: Cozinha Nestlé

Biscoito de Morango

Ingredientes:
Para o creme:
2/3 de xícara de creme de leite (160 ml)
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
200 g de chocolate meio amargo, picado
1 colher (sopa) de conhaque
1 colher (chá) de essência de baunilha
Para a massa: 2 xícaras de farinha de trigo (240 g)
1/3 de xícara de açúcar (60 g)
1 1/2 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
1/2 xícara de manteiga gelada, picada (100 g)
100 g de chocolate meio amargo, picado
2/3 de xícara mais 2 colheres (sopa) de leite (190 ml)
2 colheres (sopa) de suco de limão
Para o recheio: 1 kg de morango
5 colheres (sopa) de açúcar
1 1/3 xícara de creme de leite fresco (320 ml)
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
Preparo: Prepare o creme: numa panela, misture o creme de leite e o açúcar mascavo e leve ao fogo moderado até começar a ferver. Retire do fogo, adicione o chocolate e mexa até derreter e a mistura ficar lisa. Junte o conhaque e a baunilha, misture e deixe esfriar. (Você pode fazer dois dias antes e guardar coberto na geladeira. Na hora de usar, aqueça e misture bem.)
Prepare a massa: preaqueça o forno a 180ºC (moderado). Unte com manteiga uma fôrma de 21 cm de diâmetro, polvilhe com farinha e reserve. Numa tigela grande, misture a farinha, 3 colheres (sopa) do açúcar, o fermento, o bicarbonato e o sal. Adicione a manteiga e misture com os dedos até obter uma farofa grossa. Junte o chocolate picado e, gradualmente, acrescente 2/3 de xícara de leite e o suco de limão, mexendo com um garfo, até obter uma massa. Transfira-a para a fôrma reservada e pressione gentilmente a superfície. Pincele a massa com o leite restante e polvilhe com o açúcar restante. Leve para assar por 25 minutos ou até dourar a superfície. Retire do forno e deixe amornar.
Prepare o recheio: reserve alguns morangos para decorar e fatie o restante. Coloque numa tigela grande, adicione 4 colheres (sopa) de açúcar, misture e deixe repousar por 30 minutos para que o morango solte seu líquido. Numa tigela média, acrescente o creme de leite, a baunilha e o açúcar restante. Bata até formar picos firmes. Cubra e leve para gelar até o momento de servir. Passe uma faca em volta da fôrma para retirar a massa assada. Transfira para uma superfície e, com uma faca de serra, divida a massa em duas camadas, na horizontal. Coloque uma delas sobre um prato e distribua os morangos deixados de molho, aproveitando o líquido. Respingue um pouco do creme de chocolate. Espalhe o creme de leite batido (reserve um pouco para decorar) e cubra com o outro pedaço de massa. Decore com os morangos restantes e com o creme de leite batido. Sirva com o creme de chocolate à parte.
Obs: Se desejar servir sobremesas individuais, retire a massa da fôrma e, com um cortador de biscoitos de 6 cm de diâmetro, corte sete rodelas. Divida cada uma delas ao meio, recheie e sirva. 600 calorias em cada porção
Fonte: Revista Cláudia Cozinha

Torta de Morangos

Ingredientes:
Para a massa:
1 1/2 xícara (chá) rasa de farinha de trigo
1 1/2 colher (chá) rasa de fermento químico em pó
5 envelopes de adoçante dietético
5 colheres (sopa) rasas de margarina light
1 gema
1 colher (chá) de essência de baunilha
3 colheres (sopa) de leite condensado light
Para o creme: 1 pacote de pó para pudim diet sabor morango
400 ml de leite desnatado
Cobertura: 1 gelatina diet de morango
400 ml de água
200 g de morangos lavados e limpos
Preparo: Para a massa: em uma tigela, peneire a farinha de trigo, o fermento e o adoçante. Junte a margarina amassando com um garfo até obter uma espécie de farofa. Faça uma depressão no centro e coloque a gema, a essência e o leite. Amasse até obter uma massa homogênea. Unte uma forma desmontável com margarina light. Forre o fundo e os lados da forma até a metade com a massa. Leve para assar em forno pré-aquecido (185 graus) por aproximadamente 15 minutos.
Para o creme: prepare o pó para pudim com 400ml de leite. Deixe esfriar e despeje sobre a massa assada, já fria.
Para a cobertura: Prepare a gelatina com 400ml de água quente. Deixe esfriar e leve à geladeira até ficar com consistência de clara de ovo. Disponha os morangos sobre o creme e despeje a gelatina por cima. Leve à geladeira até firmar a gelatina.
Fonte: Vepê

Torta de Coco com Abóbora

Ingredientes:
1 abóbora inteira (pequena)
500 ml de leite de coco
8 ovos
2 xícaras (chá)
de açúcar branco
Preparo: Recorte e retire o topo da abóbora. Limpe-a, removendo sementes e um pouco da polpa. Em uma vasilha, misture o leite de coco, os ovos e o açúcar. Bata por 3 minutos. Ponha essa mistura dentro da abóbora até enchê-la. Tampe com o topo recortado e cozinhe a abóbora no vapor até o recheio ficar com consistência de pudim e a polpa macia (cerca de 1 hora e meia). Se não tiver panela própria para cozinhar a vapor, coloque 3 dedos de água em uma panela grande o suficiente para caber a abóbora. Arranje um suporte para pôr no fundo da panela, capaz de manter a abóbora acima do nível da água. Tampe a panela e inicie o cozimento. Quando pronta, deixe a abóbora descansar até esfriar. Sirva em fatias grossas.
Fonte: Revista Criativa

Mousse de Morango

Ingredientes:
4 xícaras de morango lavados
1/2 xícara de açúcar
2 colheres (chá) de gelatina em pó incolor
1 colher (sopa) de suco de limão
1 xícara de creme de leite fresco
1/2 colher (chá) essência de baunilha
Preparo: Reserve 6 morangos para a decoração. Coloque a gelatina em um recipiente pequeno e reidrate com 3 colheres (sopa) de água fria. Deixe descansar por 3 minutos. Coloque o recipiente com a gelatina em banho-maria para que a gelatina dissolva. Coloque em uma panela os morangos, baunilha, açúcar e suco de limão. Leve ao fogo baixo e coxinha até que os morangos estejam macios, cerca de 5 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar levemente. Coloque os morangos com a calda e a gelatina em um liquidificador. Bata até obter um creme. Deixe esfriar completamente. Coloque o creme de leite em uma batedeira e bata até obter o ponto de creme chantilly, acrescente delicadamente ao creme de morangos. Coloque em taças individuais e leve à geladeira por 4 horas no mínimo. Sirva decorando com morangos inteiros.
Fonte: Terra Culinária

Morango ao Chocolate

Ingredientes:
1 caixinha de morango graúdos
100 g de chocolate meio amargo
100 g de chocolate branco
Preparo: Lave bem os morangos mantendo os talinhos intactos. Deixe secar o seque delicadamente com papel absorvente. Coloque em uma tigela de vidro o chocolate meio amargo e em outra o chocolate branco. Coloque as tigelinhas em banho-maria verificando que a água não ferva. Deve-se obter uma temperatura máxima de 50 graus. Com uma colher de pau, misture cada chocolate separadamente para que derretam. Retire do fogo e mergulhe metade dos morangos na calda de meio amargo, cobrindo ¾ da fruta. Faça o mesmo com o chocolate branco. Coloque os morangos em uma assadeira forrada com papel absorvente levemente untado com óleo. Leve à geladeira até a hora de servir.
Fonte: Terra Culinária

Bolo Integral de Cenoura

Ingredientes:
1/2 xícara de farinha de trigo integral
1/2 xícara de farinha de trigo branca
1/4 de xícara de açúcar mascavo
1/2 xícara de açúcar branco
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de canela em pó
1 pitada de sal
1/2 xícara de óleo
2 ovos
1 colher (chá) de essência de baunilha
2 xícaras de cenoura ralada
1/2 xícara (80 g) de uvas passas
sorvete a gosto
Preparo: Pré-aqueça o forno em temperatura alta (220º). Unte com manteiga uma fôrma de bolo inglês de 7x9x20 cm. Misture os dois tipos de farinha e açúcar, o fermento, bicarbonato, canela e sal.
Junte o óleo, os ovos e a baunilha, e misture sem bater. Junte as cenouras e as passas e misture novamente. Coloque na fôrma e asse por cerca de 10 minutos. Reduza a temperatura para média e asse por mais 30 minutos ou até o bolo ficar firme. Tire do forno e deixe amornar. Desenforme e sirva com o sorvete de sua preferência.
Fonte: Cozinha Criativa

Bolo de Abóbora com Nozes

Ingredientes:
400 g de polpa de abóbora-moranga, sem fibras e sementes, cortada em cubinhos (cerca de 2 3/4 xícaras)
4 ovos
1 xícara de óleo
2 1/3 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 1/3 xícara de açúcar
1 1/2 xícara (200g) de nozes picadas
2 colheres (chá) de canela em pó
açúcar de confeiteiro
Preparo: Cozinhe a moranga no vapor até ficar macia. Em seguida amasse com o garfo até obter um purê homogêneo. Pré-aqueça o forno em temperatura média (180º). Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma fôrma com capacidade de 10 xícaras.
Prepare a massa: Bata os ovos, o óleo e o purê de moranga na batedeira, até a mistura ficar homogênea. Junte a farinha de trigo peneirada com o fermento e o bicarbonato, e misture. Junte o açúcar, as nozes picadas e a canela, e misture novamente.
Despeje a massa na fôrma e asse por cerca de 1 hora ou até o bolo ficar dourado e firme (espete um palito no meio da massa e puxe: ele deverá sair seco).
Tire o bolo do forno e deixe amornar. Desenforme, deixe esfriar, polvilhe com açúcar de confeiteiro e leve à mesa.
Fonte: Cozinha Criativa

Geléia de Cascas

Ingredientes:
1 xícara (chá) de cascas de frutas e legumes variados
1 xícara (chá) de açúcar
canela em pau a gosto
Preparo: Lave muito bem as frutas e legumes com uma escova.
Retire as cascas e bata-as no liquidificador com água.
Leve ao fogo com o açúcar e a canela. Cozinhe em fogo brando até dar o ponto de geléia.
Dica: Podem ser usadas cascas de maçã, pêra, chuchu, beterraba, nabo, pêssego, caqui.
Rendimento: 15 porções
Valor calórico da porção: 4 cal

Fonte: Evitando o Desperdício